O dia do primeiro turno das eleições municipais de 2024 ocorre em meio a dois alertas climáticos no país. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém ativos avisos de baixa umidade e chuvas intensas.
De acordo com a previsão do tempo, o alerta de baixa umidade ficará ativo das 10h às 21h deste domingo, 6. Ele está na cor amarela, o que representa “perigo potencial” para a ocorrência de problemas, conforme a classificação do Inmet.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo o instituto meteorológico, a umidade relativa do ar ficará entre 20% e 30%. “Baixo risco de incêndios florestais e à saúde”, afirma o Inmet.
Área de atuação do alerta de baixa umidade
O alerta de baixa umidade deste domingo abrange áreas espalhadas pelas cinco regiões geográficas do país. Ao todo, o aviso vale para o Distrito Federal e 15 Estados:
- Sul
Paraná (oeste, noroeste e norte).
- Sudeste
São Paulo (menos o litoral), Minas Gerais (exceto zona da mata) e Rio de Janeiro (extremo sudoeste).
- Centro-Oeste
Mato Grosso do Sul (todo o Estado), Mato Grosso (metade sul), Goiás (todo o Estado) e o já mencionado Distrito Federal.
- Nordeste
Bahia (oeste), Pernambuco (oeste), Paraíba (oeste), Rio Grande do Norte (oeste), Ceará (exceto o litoral), Piauí (exceto o extremo norte) e Maranhão (menos o norte).
- Norte
Tocantins (exceto oeste e norte).
Manhã com chuvas intensas no Norte
Além da baixa umidade, o Inmet emite alerta, também amarelo, de chuvas intensas. Esse aviso climático, contudo, ficará restrito das 8h às 10h deste domingo, além de atuar somente sobre parte da Região Norte.
De acordo com o instituto, as chuvas intensas desta manhã irão ocorrer sobre o extremo noroeste do Pará, o oeste do Acre e a metade norte do Amazonas. Além disso, o alerta engloba todo o Estado de Roraima.
“Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h)”, informa o instituto, que é vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária. “Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.”