-Publicidade-

Dia de Reis: saiba o que é a comemoração

Data é celebrada pelos cristãos como chegada de Deus na Terra; especialista afirma que a festividade surgiu na Idade Média
Especialista afirma que o ouro e a mirra foram essenciais à sobrevivência dos pais de Jesus Cristo
Especialista afirma que o ouro e a mirra foram essenciais à sobrevivência dos pais de Jesus Cristo | Foto: Divulgação/Flickr

Dia 6 de janeiro é conhecido como a data em que as pessoas desmontam as árvores de Natal e guardam outras decorações que simbolizam o período. Contudo, este momento tem vários significados, sobretudo para os cristãos, explicou a Oeste Ítalo Curcio, professor do curso de pós-graduação em Fundamentos da Educação Cristã da Universidade Presbiteriana Mackenzie. “Neste dia, os magos do Oriente teriam chegado ao local do nascimento do Menino Deus, para presenteá-lo com ouro, incenso e mirra”, acrescentou o acadêmico, ao mencionar que hoje é o dia da “Epifania” ou “Teofania”, cujo significado é a “revelação da chegada de Deus”. A história consta no livro de Mateus, na Bíblia Sagrada. Entre outros pontos, Curcio abordou a importância dos presentes recebidos por Jesus Cristo.

Conforme o docente, o ouro e a mirra foram essenciais à sobrevivência dos pais de Jesus, que fugiram para o Egito de modo a proteger o recém-nascido, e um exemplo da providência divina. O professor conta que a tradição remonta à Idade Média. “E surge a partir de um relato deixado pelo doutor da Igreja São Beda, o Venerável, em meados do século VII”, constata. “Os magos teriam vindo da parte oriental de Belém, provavelmente da região da Pérsia, e possivelmente praticantes do ‘zoroastrismo'”, salientou Curcio. “Este dia é lembrado no Brasil, por fazer parte do calendário litúrgico cristão, porém, não com tanta festividade popular como ocorre em alguns países, especialmente, Portugal, Itália, Franca e Espanha, além de alguns países latino-americanos”, concluiu.

Leia também: “A fé, a razão e a morte do mundo”, artigo de Jonas Madureira publicado na edição 40 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês