O Brasil não terá um apagão ou racionamento de energia elétrica, afirmou o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico, Luiz Carlos Ciocchi. “Os reservatórios, hoje, estão com 30%”, disse, em entrevista ao canal GloboNews, no domingo 20. “Eles devem chegar ao final do ano com 11%, mas com segurança”, acrescentou, ao mencionar as medidas tomadas pelo governo federal, com a finalidade de assegurar o abastecimento da população.
“Foi feito um trabalho de trás para frente, ou seja, o que precisaria ser feito para evitar essa situação crítica. E todas essas medidas estão sendo tomadas, estão já em execução”, salientou Ciocchi. No fim de maio, o Ministério de Minas e Energia emitiu um alerta de crise hídrica. A partir de então, a pasta iniciou uma série de movimentos de modo a reduzir o consumo, entre eles, acionar a bandeira vermelha nível dois e acionar as termelétricas.
Leia também: “O que esperar da política energética e mineral”, entrevista com o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, publicada na Edição 42 da Revista Oeste