A prefeitura de Recife declarou situação de emergência devido às fortes chuvas que atingem a região metropolitana da cidade. Subiu para 44 o número de mortos oficialmente, informou o Ministério do Desenvolvimento Regional em coletiva de imprensa, neste domingo, 29.
“A informação atualizada que eu tenho é de que a gente registrou 44 óbitos, 56 desaparecidos, 25 feridos, 3.957 desabrigados e 533 desalojados”, afirmou o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), disse em entrevista à CNN Brasil que este é um “momento extremamente desafiador” e o fenômeno é algo “completamente fora do normal”. “Cabe à gente poder trabalhar para reduzir os impactos das pessoas e poder cuidar da cidade”, disse.
Campos explicou que a região sofre as consequências de um fenomêno chamado Onda do Leste. “Estamos passando por um momento extremamente adverso, é um fenômeno meteorológico conhecido como Onda de Leste, que chegou à região Metropolitana do Recife. Desde segunda-feira até hoje, temos um acumulado de aproximadamente 450 milímetros.”
E lamentou: “Infelizmente, é o maior desastre dos últimos 50 anos do Recife, registrado na Região Metropolitana.”
Vídeos feitos por moradores e divulgados nas redes sociais mostram casas desabando. Em um dos registros, destroços de uma casa são levados pela força das águas. Moradores que gravaram vídeos se desesperam com o receio de que mais pessoas podem estar nos locais.
Vídeo mostra casa desabando no Recife
Campanha de doação
A Prefeitura da cidade montou três pontos de arrecadação para receber alimentos, colchões, cobertores e cestas básicas. Os locais são: Sítio da Trindade, Parque Dona Lindu e Edifício Sede da Prefeitura.
“A gente reforça que é importante para todas as famílias que estão em áreas de risco, que elas precisam ser retiradas. Nós temos hoje 30 abrigos funcionando em escolas e creches”, disse o prefeito.
É apenas consequência dos alcaides dessa cidade, serem dr esquerda que nada fizeram. Aliás maquiaram obras de contenção de encostas e por pura demagogia, não retiram os moradores das áreas consideradas de riscos. São tão incompetentes que votaram contra o Marco do Saneamento Básico que levará água potável e esgotos para os menos assistidos. São uns hipócritas e colocam a culpa na natureza e não nas suas incompetências de lidar com os desastres naturais. Esquerdopatas e scripantas!
Os moradores que fazem as invasões, as organizações que estimulam as invasões, a especulação imobiliária e autoridades que permitem as ocupações, todos sabem que podem acontecer fatos como esses, mas se omitem na esperança de que não aconteça nada. Portanto não adianta agora transferir a responsabilidade para as fortes chuvas.
Prefeito de Esquerda ; Governador de Esquerda ; Penúltimo Governador Canhoto. Tx. de homicídios per capita 34 / 1.000 e é comemorada. Quase 10x ↑ que SP. Estado de Pernambuco só perde para alguns estados do Nordeste, todos SESTROS (esquerda) ; Só coincidência ? Triste, muito triste !!
O nordeste sofre com administrações comunistas, o nordeste é o reduto da esquerda no Brasil , por isso o índice de criminalidade é muito alto 5 vezes maior que a média nacional
Acompanhe, e veja se o cidadão pernambucano em desgraça vai ser de fato beneficiado pela ajuda de 1 bilhão entregue ao governo estadual.