Na noite do sábado 9, moradores de cidades de Goiás registraram a passagem de um meteoro. Ao cruzar o céu, a “bola de fogo” gerou dois flashes de luz e foi seguida de estrondo e tremor. Além de Goiânia, municípios nos arredores da capital avistaram o fenômeno.
O diretor do grupo de astronomia Plêiades do Sul, Ary Martins, disse que meteoro tinha brilho 2,5 vezes maior que o da Lua cheia. Segundo ele, o corpo celeste passou pelo céu de forma lenta e a cerca de 80 quilômetros de altura. Pelas características, há a possibilidade de meteoritos terem atingido o solo.
Relacionadas
Pelas redes sociais, espalham-se registros da passagem do meteoro. “Aqui em Anápolis vimos o clarão, ouvimos o barulho e sentimos o tremor”, disse uma moradora da cidade. “Foi uma mistura de cores, o azul era muito forte. Meu quarto ficou claro”, disse outra.
“Foi o maior e mais longo bólido que eu já vi. É muito emocionante presenciar um evento desses”, disse uma moradora de Aparecida de Goiânia. Bólido se refere a um corpo que explode na atmosfera, normalmente é usado para designar um meteoro excepcionalmente brilhante.
Ver essa foto no Instagram
Outros registros
Na terça-feira, um meteoro apareceu no céu e se desintegrou a cerca de 40 km de altitude em Porto Alegre. Em janeiro, moradores de várias cidades do interior de Minas e de São Paulo registraram a queda de um meteoro. Além das imagens, uma explosão também foi ouvida em alguns lugares.
Também em janeiro deste ano, câmeras de segurança flagraram um meteoro cruzando o céu em cidades de Goiás, como Catalão e Goianira. Em novembro 2020, segundo a Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros, pessoas que gravavam uma apresentação do DJ Alok em Goiânia registraram a passagem de um meteoro pela atmosfera.
E é porque o povo de Aparecida de Goiânia ainda não viu Bolsonaro chegando na cidade de avião. Vai clarear mais do que 10 dessas bolinhas de fogo aí.
Que sujeito histérico, comportamento de mulher que numa hora dessas, só faz começar a gritar…
Esse passou perto de Brasília, o próximo deve acertar no centro, bem no centro, nequele prédio onde tem uma cumbuca para cima e outra emborcada.