Circula em grupos de WhatsApp um áudio atribuído ao jurista Ives Gandra da Silva Martins, com instruções de como os manifestantes do 7 de Setembro devem agir no Dia da Independência. Os brasileiros se organizam em várias cidades para protestar contra os mais recentes atos de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).
Contudo, a gravação não é de Ives Gandra. Em nota obtida pela Revista Oeste, ele negou que esteja organizando os atos. “É falso e criminoso”, informou o jurista, nesta quinta-feira, 26. “Não lidero qualquer espécie de movimento”, acrescentou, ao mencionar que diverge ocasionalmente dos juízes do STF. “Tenho respeito e admiração pelos ministros.”
Leia também: “Supremo Talibã Federal”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 74 da Revista Oeste
V. Exª conhece esse ditado, Dr. Gandra? “Quem com porco se mistura, farelo come”.
É importante respeitar o dr. Ives e quem fez esse audio provavelmente é da oposição ao governo Bolsonaro. Considero-o o mais notável jurista brasileiro, digno e respeitoso crítico dos atos e ações inconstitucionais de alguns membros do STF, que entretanto vem desprezando seu alto nível de conhecimento constitucional porque dela participou na constituinte de 1988. Apoia varias iniciativas e ações deste governo, inclusive defendendo as urnas AUDITÁVEIS e condenando atos de intervenção do poder judiciário no legislativo e no executivo , dai porque é desonesto que alguém se utilize de seu nome para envolve-lo em manifestações democráticas ordeiras que seguramente apoia mas até pela elevada idade não age como ativista. Melhor respeita-lo e ouvir seus pareceres contra atos inconstitucionais do STF, que poucos juristas tem coragem de fazê-lo, do que perder sua notável presença nos idôneos meios de comunicação em defesa da democracia e de quem a pratica.
COMPLETANDO : ATÉ O CONSELHEIRO ACÁCIO
SINCERAMENTE, COM TODO RESPEITO AO ILUSTRE PROFESSOR, SENTIR RESPEITO E ADMIRAÇÃO PELOS INTEGRANTES DO STF É DEMAIS. ATÉ O CONSELHEIRO FICOU
ABISMADO!
Está bem, já entendemos que não foi ele. Porém basta emitir uma nota negando e só. Agora dizer que tem respeito e admiração pelos ministros foi totalmente desnecessário ou então é medo de ser preso também, quem sabe?
Acho que o Dr. Ives, com todo o currículo e idade que tem, não se aventuraria a liderar movimento algum. Mas o mais importante, na minha opinião, é que ele reconhece que o STF está cometendo várias ilegalidades e invadindo prerrogativas dos outros poderes de forma claramente inconstitucional. Ele disse isto abertamente no debate de que ele participou no dia 26/08 na rádio Guaíba de Porto Alegre.
Ilmo. Sr. Dr. Ives Gandra Martins, desculpe-me, mas respeito é devido a quem respeita, não a quem desrespeita o povo e nossa Constituição. Não respeito nenhum dos atuais.
V. Exª tem admiração e respeito pelos onze urubus do $TÊEFE, Dr. Gandra? Pois, eu não tenho por nenhum deles. Em meus 74 anos, nunca vi uma corte tão tão prejudicial aos interesses da sociedade, com essa atual.
O Brasil só será um pais de verdade quando as pessoas pensarem coletivamente. Enquanto anônimos e celebridades colocarem interesses pessoais acima de tudo, de todos e do país, nada será mudado. E o resultado é esse. Medo de perder o que foi conquistado. Mas infelizmente se todos perderem, o individual também perderá.
Liberdade é… INEGOCIÁVEL !
Esse é o problema. Enquanto a esquerda dá as caras, não tem vergonha mesmo, nem na cara, boicota quem é direito, bloqueia patrocinadores, o nosso lado é assim, um bando de acovardados, bundões que parecem sentir vergonha de defender o país. Assim, merecemos a bandidagem nos ferrando mesmo.
Esse é o grande mal do brasileiro. Falta coragem, autonomia e compromisso com a história. É sempre assim, contemporizando sempre. Por isso que os livros retratam apenas os heróis. Esses sempre tem coragem.
Não acredito que tenha sido o jurista. Existe sempre um “sem noção ” para sujar a imagem alheia. E cuidado! Com certeza terá gente vestido de verde e amarelo, para tocar o terror e colocar a culpa nas pessoas de bem…
Qual o problema de alguém convocar as pessoas pra se manifestarem? É impressionante como estão com medo.do STF…o medo paralisa gente. Parem com isso. Quem não deve não teme…
O medo está dominando todas as vozes, muito triste isso. Eu não ouvi tal áudio, mas será que chamar para essa manifestação DEMOCRÁTICA , é mais criminoso do que estão fazendo os supremos???
Seja apenas Brasileiro, nada mais