O reajuste nas tarifas da conta de luz da Enel São Paulo passa a valer a partir desta segunda-feira, 4, para os consumidores de todo o Estado. O aumento médio será de 12%, sendo 18% para alta tensão e 10% para baixa tensão.
Segundo a empresa, os consumidores de baixa tensão são, na maioria, clientes residenciais. Já os clientes de média e alta tensão são, em geral, indústrias e grandes comércios.
O reajuste anual da tarifa é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), tendo como base o contrato com a concessionária, e foi aprovado na terça-feira 28.
De acordo com a Enel, os principais fatores que influenciaram o aumento foram a inflação, além dos encargos setoriais, como a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), e os custos de compra de energia durante a crise hídrica de 2021.
Ainda segundo a empresa, o aumento da conta de luz seria de 27%, se não houvesse um “esforço de redução” por meio de medidas do governo federal e da companhia.
Os novos valores valem para os 24 municípios da área de concessão da distribuidora, que atende quase oito de unidades consumidoras no Estado.
Os bares e restaurantes tiveram uma supresa: Um comerciante recebeu uma conta de nove mil reais. Ninguém soube explicar o motivo deste aumento e ele entrou na justiça….. Antes seu gasto era em torno de mil e quinhentos reais… Segundo a empresa foram os “prejuízos”…. E o nosso???? E os que faliram??? Qual o motivo de não cobrar do Estado seu prejuízo, se foram eles que obrigaram a fechar tudo por quase dois anos???? Se vier este aumento estratosférico, recorrerei à justiça!!!!
PSDB é assim mesmo.
Tira do combustível e põe na energia elétrica.
Tarcísio….abre o olho…..sua proposta precisa ser diferente.
E os EUA querem…exigem…que deveríamos desviar 100 bilhões de reais de investimentos em saneamento básico e geração de energia ou refinarias de diesel…para PROSPECTAR/EXTRAIR PETROLEO e ajudar a Europa…..
Vcs conseguem entender isso gente…vejam bem…é importante o DEVIDO ENTENDIMENTO desse conceito econômico para exercer de FATO nossa cidadania.
Desviamos recursos de NOSSO BEM ESTAR ECONÔMICO SOCIAL para atender ao BEM ESTAR dos EUROPEUS…e EUA.
“BRASIL FAZENDÃO” QUER DIZER ISSO GENTE….
entendam de uma vez por todas!!
O conceito É O MESMO no nosso cotidiano, no dia-a-dia das cidades…
Ao vcs verem a estrutura que alocamos para DAR marmitinhas pra nóias, para limpar a enorme sujeira diária que fazem, consertar os roubos de fios e fogueiras na pontes e rua e praças…e o PIOR de todos…o MEDO e o enorme prejuízo que dão às pessoas que trabalham e moram nesses lugares.
Só na cidade de SAMPA….são + – 300 milhões de reais ANO.
São estruturas administrativas municipais inteiras alocadas para enxugar gelo. Vários funcionários e custos de manutenção diários.
Ai vem as ONGs que pegam dinheiro para exercer os “cuidados com esses nóias”..
OU VCS ACHAM MESMO QUE FAZEM DE GRAÇA????
300 milhões de reais só a cidade de São Paulo.
É o custo de fornecimento de merenda para TODA a rede publica municipal das escolas.
Ou seja…damos dinheiro pra nóias e não para estudantes.