A Embraer já vendeu cerca de 3 mil “carros voadores” para empresas internacionais e investidores. A quantidade foi divulgada no último sábado, 13. Os veículos são do modelo eVTOL e vão começar a ser entregues a partir do fim de 2026. Cada um vai custar em torno de R$ 15 milhões.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Os carros eVTOL, sigla em inglês para veículo elétrico de pouso e decolagem vertical, devem passar por testes em Gavião Peixoto, a 330 km da capital paulista. No local está localizado o maior centro de ensaio de voo do Hemisfério Sul, que pertence à Embraer.
Os testes devem ocorrer depois que o primeiro protótipo em tamanho real de um carro voador for produzido. A empresa espera construir o veículo ainda neste ano. A primeira unidade ainda não tem um nome oficial, mas foi chamada provisoriamente de Eve 01.
Embraer começou a construção dos carros voadores
A subsidiária da Embraer Eve Air Mobility já iniciou a construção do protótipo dos carros voadores em Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo.
“A Eve só tinha montado e até colocou para voar o modelo de escala 1:3, que é como se fosse um drone gigante”, explicou o presidente da Embraer, Daniel Moczydlower, ao portal g1. “Agora, vamos produzir o veículo de verdade, que iremos usar no futuro.”
Leia também:
Em abril, a Eve assinou um acordo de venda de até 50 carros voadores para a AirX, principal provedora de fretamento de helicópteros do Japão. A Voar Aviation, empresa que vai operar voos comerciais na capital paulista, também comprou 70 eVTOLS da Embraer.
A previsão é que os carros voadores comecem a circular em São Paulo a partir de 2026. Porém, para que as operações aconteçam, vai ser necessário a regulamentação dos veículos, além da infraestrutura e treinamento de pilotos.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já abriu uma consulta para a apresentação de sugestões que podem integrar a certificação dos eVTOLs.
Coisa mais ridícula. Um helicóptero é infinitamente mais seguro que essa porcaria.
Parabéns à Embraer,gestores e funcionários