O nanossatélite VCUB1 foi lançado no sábado 15, da Base de Lançamento de Vandenberg, na Califórnia (EUA). A Embraer informou que o projeto foi desenvolvido em parceria com a Telebras e a Visiona Tecnologia Espacial.
De acordo com a fabricante de aviões, o VCUB1 é o primeiro satélite de Observação da Terra e Coleta de Dados construído pela indústria nacional. A iniciativa tem o objetivo de mostrar a capacidade da indústria brasileira de realizar missões espaciais avançadas. Segundo a Embraer, a missão deve validar a arquitetura do satélite e o seu software, de forma a poder usá-los em satélites de maior porte.
“O lançamento do VCUB1 é histórico para a indústria aeroespacial brasileira, porque coloca o país em um seleto grupo de nações que dominam todo o processo de desenvolvimento de satélites e nos capacita para voos ainda maiores”, disse João Paulo Campos, presidente da Visiona Tecnologia Espacial.
O projeto contou com o apoio financeiro da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e do Instituto Senai de Inovação. Também recebeu o suporte de uma rede de parceiros, como o governo de Santa Catarina, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), entre outras.