Em Brasília, 34 manifestantes idosos estão presos por causa dos protestos de 8 de janeiro. Nesta quarta-feira, 8, faz um mês que as prisões começaram.
Dos prisioneiros idosos, cinco têm a partir de 70 anos e dez são mulheres. Na maior parte dos casos, eles estão distantes de casa. Apenas dois têm residência em Brasília — o restante veio de Estados de Norte a Sul do Brasil.
Quase mil brasileiros continuam detidos. Em média, os prisioneiros têm 45 anos de idade — 44 para os homens e 47 para as mulheres.
Entre os manifestantes ainda presos em Brasília, um homem do Estado de São Paulo prestes a completar 75 anos tem a idade mais avançada. O mais novo é um rapaz de Alagoas, que fez 18 anos sete meses antes dos protestos de janeiro. Para a mulheres, a faixa varia de 20 a 70 anos.
As informações fazem parte de um levantamento feito por Oeste nas mais recentes listas oficiais com os nomes dos cidadãos que permanecem detidos. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal publicou os documentos nesta quarta-feira.
O Governo Distrital cita exatamente 916 presos. São 611 homens no Centro de Detenção Provisória II e 305 mulheres na Penitenciária Feminina. Todos no complexo da Papuda.
Apenas 35 prisioneiros são do Distrito Federal. O restante vem de quase todos os Estados do Brasil. Apenas o Amapá ficou fora da lista.
Dos Estados do Norte, por exemplo, existem 64 detentos. Outros 115 são do Nordeste, 168 do Centro-Oeste, 206 do Sul e 363 do Sudeste.
Além disso, dos prisioneiros que foram soltos, 460 estão com tornozeleira eletrônica. Essa listagem também tem cidadãos de Norte a Sul do Brasil e com as mais variadas idades. Deles, o mais novo é um manifestante que completou 18 anos duas semanas antes de ser preso.
Hoje já é mais do que sabido o que aconteceu no passado dia 8 de janeiro em Brasília e a ninguém mais interessa falar sobre isso. A grande pergunta que fica é por que, passados mais de 30 dias do ocorrido, nossas autoridades jurídicas ainda cometam a absurda injustiça e falta de respeito humano para com mais de 1300 brasileiros (as) que foram ludibriados! Não tem a grande maioria deles um passado de dignidade? Será mesmo que eles são os que merecem esse tipo de tratamento?
Decretaram sigilo das imagens da invasão porque os depredadores não conferem com os caras que estão presos. Então agora a manobra do governo e da justiça federal é tentar incriminar os presos por um crime que não cometeram e evitar ao máximo a instalação de uma CPI.
O problema é que não aparece ninguém do meio jurídico para protestar ou para entrar com uma ação coletiva de calunia difamação contra a ilegalidade das prisões e contra todos que taxaram os presos de criminosos terroristas e cobrar alguns bilhões de reparação.
A Justiça brasileira desde largo tempo revela-se completamente mal-ajambrada e à deriva, sujeita a ventos “propositais”…
Muitos destes nem estiveram na Praça dos Três Poderes, são reféns de um regime opressor. Deve ser denunciado internacionalmente.
Se ainda houver justiça nas organizações humanitárias.
Culpados pelas mortes na boate Kiss ?? Ninguém preso.
Milhares de politicos corruptos, comprovadamente ladrões, condenados dentro de processos legais … Soltos, e até exercendo cargos publicos importantes.(L)
Enquanto isso, centenas de pessoas presas sem um mandado, sem processo… São presos políticos, sim.
Todos já têm as imagens da depredação. É só identificar essas pessoas, prendê-las, julgá-las e, se for o caso, condená-las. É ilegal manter presas pessoas inocentes.
Onde estão os defensores dos tais direitos humanos? Pela primeira vez temos no Brasil “PRESOS POLÍTICOS” e não se houve um pio dessa gente. Já SERGIO CABRAL condenado há 300 anos de cadeia está sendo solto.
CPMI JÁ!!!
Qdo esse pesadelo vai acabar.O revanchismo desse novo governo só prejudicada ainda mais a população.Lula paz e amor n existe.
esse é o novo Brasil do amor e justiça, cidadãos de bem, inclusive idosos, presos como terroristas, sem mesmo existir esse crime tipificado em suas ações e quadrilheiros, traficantes e milicianos soltos e com direitos
As coisas funcionam assim na nova democracia brasileira, tão esperada, tão promovida pelos “intelectuais”, pela imprensa “isenta”, pelos “artistas”, pelos praticantes do ódio do bem. Esse é o novo “estado democrático de direito”. Em algum lugar está escrito que “todo o poder emana do povo”, e os “manés” sempre acreditaram nisso. Só que, como citou um douto ministro, “perdeu Mané”, e a ordem é “não amola”. Amolou, dançou…
E não é que dia a dia a esquerda vai superando todos os números daquele momento na história nos anos 1960 e 1970 em que eles, aos prantos, se faziam de coitados e que foram perseguidos, espantados, presos, torturados e blá blá blá. Eles mesmos estão implodindo sua própria narrativa e fonte de renda.
Pessoas de alta periculosidade expert em quebras de vidros e corrida de subida de rampas trancafiadas por 30 dias. Enquanto isso, quem desviou, no minimo o triplo dos valores que vão ser gastos na recuperação dos 3 poderes, virou presidente de uma nação por um código fonte desconhecido. E até um ex governador do Rio, ora condenado a + de 400 anos, usufrui das ondas do mar de Copacabana. Esse é o Brasil.
Um peso e duas medidas. A esquerda, em passado recente, representada pelo MST, invadiu e destruiu móveis, imóveis, atacou e agrediu seguranças e nada aconteceu. Ninguém investigado e muito menos preso. É preciso que os parlamentares honrem seus votos e abram uma CPI ou CPMI para apurar decentemente o ocorrido no dia 08/01/2023. Um absurdo o que se está fazendo em nosso país. Isso não pode ficar assim.
Enquanto HERÓIS brasileiros estão presos, policiais denunciados como criminosos estão no PODER em Brasília!!!!
Corajosos brasileiros. Homens e mulheres de diferentes idades e cidades. Estavam desarmados, e logo serão lembrados pela população por sua coragem de protestar, de se indignar.
“Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo.”
Abraham Lincoln
Estas prisões ilegais vão no futuro gerar pedidos de indenizações que certamente serão atendidas, pois a farra judicial não vai durar para sempre. E aí quem vai arcar com os pagamentos…as tetas da união. Deveriam ser pagas pelos causadores das ilegalidades.
No Brasil vagabundo e ladrão é autoridade e quem é honesto contra a putaria do stf fica preso.
Que triste!
Rezemos pelo Brasil e por estes manifestantes.
Que NSRA nos proteja e não os desampare.
Infelizmente e lamentavelmente o Brasil ainda é um país onde a bandidagem, protegida pelas leis e pelo judiciário corrupto, tem mais vez do que os cidadãos honestos. Se o congresso deixar por isso mesmo aí pode fechar tudo e entregar a chave para os foras da lei que agora comandam o país.
Enquanto isso, o maior ladrão do país está no Palácio do Alvorada, graças aos togados militantes políticos, imorais como o Lula. A sociedade tem mesmo que ter muito nojo e desprezo por essa corja do Judiciário e da quadrilha do Luladrão. O governo foi informado do risco de invasão e nada fez para evitar, deixou correr p fazer politicagem.. Queremos a CPI , o Congresso tem o dever de atender grande parte da sociedade.
Isso é o.maior absurdo….presos sem mandatos, mais de 30 dias não foram presos em flagrante, sem julgamento na penintenciaria eu não sou advogada mais é total abuso de poder e quebrar todas as leis ….não sei quem tem o poder de soltar estas pessoas até um julgamento HONESTO… ou ninguém pode ir CONTRA as ordens de um único homem …que país é este que traficante é solto por falta de provas e estas pessoas ficam detidas…
Campo de concentração. Os assassinos não ficam 48 hs na cadeia
E os verdadeiros genocidas apátridas financiados pelo pior partido político que existe no país, estão soltos, agora tem até proibição de divulgação dos vídeos esquerdopatas destruindo tudo, são canalhas aos extremos
Já o maior ladrão da história do país…