O licenciamento de veículos no primeiro semestre do ano caiu quase 15% na comparação com o mesmo período de 2021. De janeiro a junho deste ano, foram comercializados quase 920 mil carros, comerciais leves, caminhões e ônibus.
O resultado ainda é reflexo, em grande parte, da falta de componentes, principalmente semicondutores, o que tem levado várias fábricas a reduzir o ritmo de produção.
A Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave) lamentou que, com a falta de peças, as lojas não possam oferecer todos os modelos que o consumidor procura.
Há poucos dias, a Volkswagen anunciou que os 4,5 mil operários da fábrica de São Bernardo do Campo terão salários e jornada reduzidos a partir deste mês, em razão da escassez de componentes eletrônicos.
A indústria esperava que o suprimento se regularizasse na segunda metade do ano. Mas o conflito na Ucrânia, as dificuldades logísticas nos portos e a série de lockdowns na China, para evitar a disseminação da covid-19, reduziram a possibilidade de melhoras neste ano.
Pelo visto, terceirizar à China toda a nossa produção nacional de componentes e produtos por ser mais barato não é uma boa ideia, empresários brasileiros.
Precisamos resgatar e fortalecer a produção no País.
“Mas o conflito na Ucrânia, as dificuldades logísticas nos portos e a série de lockdowns na China, para evitar a disseminação da covid-19, reduziram a possibilidade de melhoras neste ano.” Ué!! E pra que o mundo acha que Putin e Xi estão se dando ao trabalho de manter as sanções contra seu próprio território e a China lançou a COVID? Como vcs acham que bateriam o Ocidente? Competindo comercialmente?? Kkkkkkk