A Escola Estadual Deputado Pedro Costa, na Vila Isolina Mazzei, zona norte de São Paulo, concorre ao prêmio de melhor escola do mundo em 2024 na categoria Colaboração da Comunidade, informou o jornal O Estado de S. Paulo. Essa premiação é oferecida anualmente por uma entidade educacional sediada no Reino Unido, a T4 Education.
A categoria em que a escola disputa o prêmio foi criada para reconhecer unidades escolares que desenvolveram parcerias significativas com grupos sociais além dos alunos, como pais e vizinhos.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
“Estar entre os finalistas dessa premiação é uma honra para a Pedro Costa”, diz ao Estadão a diretora da escola, Janaína Freire. “É nítida a transformação que vem ocorrendo por aqui, com o envolvimento de toda a comunidade ao redor das atividades extracurriculares promovidas com o apoio da Parceiros da Educação (ONG que existe há 20 anos e faz trabalho para melhorar a qualidade de escolas em São Paulo).”
A unidade atende 300 estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 4º ano). Segundo Janaína, dois projetos esportivos envolveram toda a comunidade e alcançaram resultados acima das expectativas: um clube de xadrez e aulas de atletismo.
Na atual fase, dez escolas disputam o prêmio de US$ 50 mil (cerca de R$ 270 mil) e acesso a uma plataforma global de melhores práticas. A escola paulistana é a única concorrente brasileira nessa categoria e disputa com representantes de sete países: Estados Unidos, Argentina, Peru, Paquistão, Quênia, Suécia e Índia.
“Esses projetos se tornaram pilares de desenvolvimento social, físico e intelectual para nossos estudantes”, diz a diretora da escola. “O xadrez, com sua riqueza estratégica e capacidade de estimular o raciocínio lógico, proporcionou aos alunos ferramentas valiosas para o aprendizado e para a vida.”
Benefícios do atletismo
Ela ainda cita o estímulo vindo do atletismo.
“O atletismo, por sua vez, promoveu a saúde física e o bem-estar dos alunos, incentivando a prática regular de exercícios e a adoção de estilo de vida ativo”, acrescenta. “As atividades realizadas em parques próximos à escola incentivaram a integração com a comunidade e a valorização do espaço público.”
A próxima etapa do Prêmio Melhor Escola do Mundo é a votação pública, que ocorre globalmente até 28 de junho. Além da escolha pela votação, outras cinco instituições serão selecionadas por uma comissão de especialistas. Para votar na Escola Estadual Deputado Pedro Costa, é necessário acessar o site vote.worldsbestschool.org.
O Brasil ainda aparece em outras categorias. A Escola Estadual Professora Maria Das Graças Escócio Cerqueira, de Itaituba, disputa na categoria Ação Ambiental. O Colégio Militar de Manaus compete na categoria Inovação. O Núcleo de Ensino da Unidade de Internação de Santa Maria disputa na categoria de Superação das Adversidades.