A Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) anunciou, nesta segunda-feira, 25, a menor taxa de roubos em geral no último mês de fevereiro. Os números revelam a atuação integrada das forças de segurança na prevenção dos crimes patrimoniais.
Em comparação ao mesmo mês do ano passado, houve uma queda de 10,7% nos casos. Em fevereiro de 2023, 18.418 ocorrências foram registradas. Em fevereiro deste ano, cerca de 16 mil. Os números incluem assaltos a banco e delitos de carga.
“Nosso trabalho foi direcionado para combater os crimes contra a vida e os patrimoniais”, afirmou o secretário da SSP-SP, Guilherme Derrite. “Como resultado, estamos observando essa queda progressiva nos indicadores criminais.”
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo Derrite, alguns pontos no Estado de São Paulo foram prioridades no combate ao crime. Essas regiões específicas foram localizadas a partir de indicadores criminais da inteligência policial.
“Vamos continuar combatendo o crime organizado com fogo na desarticulação da cadeia ilícita, com a identificação do caminho que a mercadoria roubada percorre chegando aos receptores”, afirmou o secretário. “Assim, faremos com que o crime deixe de compensar em São Paulo.”

SP apresenta números positivos em casos de roubos e tráfico no Estado
Os roubos de veículos caíram 23,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. Em fevereiro de 2023, quase 3 mil casos foram registrados. No mesmo mês de 2024, 2.259 ocorrências foram reportadas.
Leia também: “Revisão da vida toda: STF marca para 3 de abril julgamento de recurso”
A polícia apreendeu cerca de 16 mil infratores, um número 4,8% maior em comparação ao ano passado. Os veículos recuperados passaram de 3.308 em 2023 para 4.434 em 2024 — aumento de 34%.
No mês passado, 1.260 armas de fogo foram retiradas das ruas pelos policiais paulistas. Esse número representa um aumento de 36,5% em relação ao mesmo mês de 2023. Além disso, 14,5 toneladas de drogas foram apreendidas.
Leia mais: “Monitor do fogo: área queimada no Brasil cresce 410% em fevereiro”
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Anderson Scardoelli
Isso é reflexo de um governo honesto e competente. Um governo conservador. Um governo que respeita os valores de nossa civilização e atende aos anseios do povo igualmente conservador.
Belo trabalho do Tarcísio e do Derrite.
A maioria dos caras q são presos pela polícia apresentam uma característica forte em comum, a qual seja já ter passagem pela polícia e/ou sistema judiciário. Se a justiça atuasse corretamente e esses bandidos quando presos ficassem o tempo devido em efetivo cumprimento da pena, os índices de criminalidade desabariam. Mas essa questão de achar q o sistema jurídico precisa fazer justiça social impede q as coisas realmente funcionem. O fato de q muitos cumprindo pena são pretos e pobres não sugere q o conserto de arrumação seja soltá-los todos, mas do contrário trabalhar nas causas q os levaram a essa situação até chegarem na prisão. Mães adolescentes, famílias desestruturadas de pais ausentes, pouquíssimos anos de estudo com muita evasão escolar e ambiente, em geral comunidades, sem a presença das instituições de estado são as coisas q levam a esse drama q se vive hoje.
Parabéns ao Governador e suas equipe.s