Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e outras instituições, mostra que casos graves de covid-19 estão associados a um processo de envelhecimento do sistema imunológico e imunodeficiência aguda. O artigo foi publicado nesta quarta-feira, 24, no Journal of Infectious Diseases, da Sociedade Americana de Infectologia.
Os pesquisadores detectaram sinais de hiperatividade, exaustão e envelhecimento de células de defesa conhecidas como linfócitos T auxiliares, em pacientes hospitalizados pela doença. Essas células são responsáveis por reconhecer as proteínas do vírus e ativar o organismo a produzir anticorpos. Com o desgaste, elas perdem a capacidade de se multiplicar e liderar essa resposta, explicam os pesquisadores.
Relacionadas
Apesar de a pesquisa ter detectado o envelhecimento dos linfócitos T auxiliares, as conclusões não permitem apontar possíveis prejuízos para o sistema imunológico dos pacientes no longo prazo.
Casos de reinfecção por covid
Além disso, a queda na imunidade deixaria os indivíduos mais suscetíveis a contrair infecções hospitalares e ajuda a explicar casos de reinfecção por covid-19 em uma frequência maior do que era esperado por cientistas.
O estudo realizado pela Fiocruz comparou amostras de sangue de 22 pacientes hospitalizados com casos graves de covid com amostras de pessoas saudáveis.
É mentira dizer que existem casos de reinfecção pelo Covid. Ontem o CDC disseram que não teve um único caso de reinfecção nos USA.
A Fio Cruz, esqueceu de dizer que existe a hipótese médica, de que pacientes vacinados pelo Covid estão desenvolvendo Síndrome de imunodeficiência aguda adquirida. . Vamos aguardar. A verdade vai aparecer e será uma avalanche que não poderá ser contida.
Vacina experimental deve ser testada em trabalhos científicos com voluntários cientes dos riscos da sempre bem vinda tentativa de evoluir
Demanda tempo pra se comprovar eficácia e segurança a longo prazo
Enquanto isso são experimentais
Tomara que venham a funcionar , imunizando realmente todos “ vacinados”
Estamos ainda bem longe disso
Obrigar e forçar a população com propaganda enganosa e restrições a quem quer aguardar mais ate comprivacao científica e crime
Qq vítima que teve a doença após ter sido vacinada ou efeitos colaterais graves por vacinas ainda , como se vê no planeta, com muita clareza, deve processar os laboratórios e quem obrigou a tomar
Então a meu ver, como leigo que sou, comprova que isso só pode ocorrer em pacientes já com idade avançada, já que tem a ver com o envelhecimento do sistema imunológico? As crianças, segundo esse estudo, então estariam de fora dessa população?