O Departamento de Estado norte-americano aprovou uma potencial venda de mísseis do tipo Javelin para o Brasil. O negócio vai movimentar cerca de US$ 75 milhões (R$ 375 milhões) e foi notificado ao Congresso dos Estados Unidos na terça-feira 9.
A aprovação do órgão se dá para o pacote final, com 222 mísseis projetados para abater e destruir tanques. Essa munição é produzida em conjunto pelas empresas de defesa Raytheon Technologies Corp e Lockheed Martin Corp.
A oferta para o fornecimento de mísseis para o Brasil começou a ser tratada durante o mandato do ex-presidente Donald Trump, republicano. A proposta ficou emperrada por meses, graças à atuação de políticos de alto escalão do Partido Democrata.
Fontes ouvidas pela CNN relataram que o senador Bob Menendez e o deputado Gregory Meeks, colegas democratas de Joe Biden, presidente dos EUA, encheram o Departamento de Estado de perguntas desde o início deste ano. A Agência de Cooperação e Segurança de Defesa, ligado ao Pentágono, respondeu aos legisladores afirmando que a venda melhoraria a segurança de um importante parceiro regional dos EUA, aumentando a capacidade de “enfrentar ameaças futuras”.
Os mísseis Javelin ficaram famosos recentemente pelo uso no conflito entre ucranianos e russos. Tanques da Rússia foram destruídos pelas forças da Ucrânia com esse armamento.
O Brasil está cercado de países socialistas-comunistas, opositores dos EUA.
O Brasil já fabrica um modelo de míssil semelhante, o ALAC, baseado em um modelo sueco muito bem sucedido e que custa 10% do valor do modelo americano.
E isso q o Bolsonaro está isolado como dizem toda a imprensa e alguns ex-embaixadores caquéticos por aí…..
A velha mídia noticiou há pouquíssimo tempo que a venda seria negada pelos EUA por culpa do autoritarismo do Bolsonaro e dos incêndios na Amazônia, kkkk ta ficando fácil prever o futuro, TUDO O QUE A VELHA MÍDIA DIZ, ACONTECE… SÓ QUE COM O SINAL TROCADO.
Semana passada a folha deu essa notícia dizendo que a compra tinha sido cancelada por que os EUA estavam com medo do Bolsonaro acabar com a democracia kkkkkk.