O governo dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira, 21, que vai distribuir mais 14 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 a países da América Latina, entre os quais o Brasil. No início de junho, os norte-americanos já haviam confirmado a liberação de 6 milhões de doses.
A Casa Branca havia se comprometido inicialmente em enviar 80 milhões de doses de imunizantes contra a covid-19 a vários países, mas divulgou apenas o destino de 25 milhões de doses. A estratégia para a distribuição dos 55 milhões restantes foi anunciada hoje.
Leia mais: “Chanceler brasileiro conversa com EUA sobre envio de vacinas”
Mais uma vez, o Brasil receberá as vacinas por meio do consórcio global Covax Facility. Nessa nova rodada, os EUA enviarão 41 milhões de doses pelo Covax, dos quais 14 milhões para a América Latina, 16 milhões para a Ásia e 10 milhões para a África.
Na América Latina, as doses de vacinas serão divididas entre Brasil, Argentina, Colômbia, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Uruguai, Guatemala, El Salvador, Honduras, Haiti, República Dominicana, Panamá, Costa Rica e outros países do Caribe.
Leia também: “Coronavírus: EUA anunciam aporte de US$ 3 bilhões em antivirais”
Como perguntar não ofende, quantas doses a China, aquele país comunista que liberou direto de Wuhan o maldito vírus, vai doar?