Em um evento de esquerdistas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta sexta-feira, 1º, com o ditador Nicolás Maduro e com Gustavo Petro, presidentes da Venezuela e da Colômbia, respectivamente. O mandatário petista está em São Vicente e Granadinas para a oitava cúpula de chefes de Estado e governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).
A cúpula, que acontece na cidade de Kingstown, será aberta às 10h (pelo horário de Brasília), 9h (pelo horário local). Lula terá reuniões com diversos chefes de Estado e autoridades.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Lula e Petro discutirão a situação na Faixa de Gaza
A primeira reunião está marcada para as 12h30 (horário de Brasília) e será com o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que, assim como o petista, acusa Israel de “genocídio” e faz referências ao Holocausto. O tema da agenda é justamente a situação na Faixa de Gaza.
As secretárias de Relações Exteriores do Chile e do México, respectivamente, também participarão dessa reunião.
Leia também: “Milei chama presidente da Colômbia de ‘comunista assassino’ e abre crise diplomática”
Lula e Maduro, encontro entre amigos
No incío da tarde, às 14h30 (pelo horário de Brasília), Lula terá encontro bilateral com o ditador Maduro.
O petista deverá abordar a importância de fixar uma data para as eleições presidenciais na Venezuela ainda neste ano, seguindo o que foi estabelecido pelo Acordo de Barbados.
Leia também: “Ditadura de Maduro pode acabar com associações e ONGs da Venezuela”
A fim de evitar “destruição de pontes” com o amigo ditador, segundo fontes da CNN, Lula deixará de fora da reunião temas que preocupam a comunidade internacional, como a prisão de uma ativista e a expulsão de funcionários do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos da Venezuela.
Outras reuniões
Lula também terá reuniões com o presidente da Bolívia, Luis Arce, e com o secretário-geral das Nações Unidas (ONU), António Guterres
O presidente retorna ao Brasil no início da noite desta sexta-feira.
Reunião da Corja de Bandidos.
Esse trio é do demonio
Importantíssima essa reunião de países caribenhos
Enquanto isso nosso país afunda na dengue e na corrupção
Quem vê o tema das reuniões, pensa que discutirão sobre pacificação e democracia…..doce ilusão
Esse descondenado é mestre em fugir de temas que o possam comprometer. So nao ha uma duvida: apoia ditadores, terroristas e o crime organizado. Os 3 sao dignos do que se chama América Latrina.
Isso mais parece uma reunião do D.I.V.A. ( Departamento de Investigação da Vida Alheia ) do que uma reunião de estadistas.
Evento?
HA HA HA HA
PATACOADA !
A pretensão de tentar discutir sobre a faixa de Gaza, enquanto milhòes de brasileiros perecem no sub desenvolvimento, reflete o estrago que um voto errado causa ! Será que esses povos nunca aprenderão ?
Em 2024, internet popularizada, nenhum deputado ou senador para propor um sistema de VIDEO CONFERÊNCIAS PÚBLICAS para a presidência?
O “trem da alegria” é uma tragédia institucional do poder legislativo!
O fiasco das lives do presidente é uma prova de ele não agrega nada ao governo, não tem admiradores, nem público !
Chega logo 2026!