O Exército decidiu na sexta-feira 13 indiciar o coronel da reserva Adriano Camargo Testoni, militar que participou das manifestações em Brasília, no domingo 8.
Este é o primeiro inquérito policial-militar encerrado desde que as Forças Armadas decidiram punir militares que tenham participado do episódio. O indiciamento se deu após apenas três dias da abertura do inquérito, na terça-feira 10. Entre os materiais recolhidos como prova contra o coronel estão vídeos em que o militar supostamente atacava os generais.
A conclusão da Força é que o coronel da reserva cometeu dois crimes tipificados pelo Código Penal Militar. O primeiro é o crime de injúria. Há ainda o agravamento pelo fato de os xingamentos terem sido proferidos contra oficiais-generais, ou seja, superiores hierarquicamente.
O segundo é o crime de ofensa, caracterizado por “propalar fatos, que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das Forças Armadas ou a confiança que estas merecem do público”. Somadas, as penas podem ser de um ano e oito meses de prisão.
Na segunda-feira 9, depois da repercussão do caso, Testoni gravou vídeo pedindo desculpas ao público militar. “Não invadimos nada, fomos contra a violência. Estávamos errados, no local errado. Mas se você vê um parente, uma pessoa que você ama ferida, sem conseguir enxergar ou respirar. A emoção tomou conta”, justificou.
Ao reler o meu comentário abaixo, voltei ao texto da matéria onde consta que:
“O segundo é o crime de ofensa, caracterizado por “propalar fatos, que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das Forças Armadas ou a confiança que estas merecem do público”.”
Eu pergunto se esse crime é cometido por quem grava o vídeo ou por quem divulga o vídeo?
Explico a minha dúvida: o que é dito num pequeno grupo fechado de pessoas que interagem com total liberdade de expor suas ideias, por mais absurdas que sejam (como entre membros de uma família), poderá ser enquadrado nesse crime mesmo que ninguém do grupo leve o que foi dito a público?
Sabe-se que os celulares dos presos políticos (além dos vândalos) foram recolhidos para investigação.
Quem divulgou para estranhos (inclusive para a mídia)?
Perguntar não ofende.
COVARDEMENTE COVARDES!,, Quer dizer que podem rasgar e cag@r em interpretações exdrúxulas na constituição federal que essas galinhas subjugadas por 4-5 generais carreiristas aliados de “Mourão priscilinha” Santa Cruz..MAS não podem falar mal desses vendilhão??
Fiquei confuso… vcs prestaram juramento ao o quê ou a quem!?
Juraram As forças armadas de caxias e a CF ou à grupelhos bem relacionados com PT PSDB!?
Se movimentem os ainda de bem que estão na caserna…virem távola dos espúrios, dos inomináveis dos que traidores do povo e do juramento 29/03
Assisti os dois vídeos: o das ofensas e o da retratação. Não vou julgar impulsivamente (Mateus 7:1-2) com base apenas nos vídeos. O que vi num dos vídeos foi uma pessoa totalmente fora de si, profundamente transtornada, que só conseguia pronunciar palavras de baixo calão, a maioria desconexa. Citou, de forma às vezes incompreensível, colegas e superiores em tom de decepção. Acho que o caso merece um parecer especializado da área de saúde (psicólogo, psiquiatra, ou algo assim). O fato mais grave e mais estranho, me parece, foi esses vídeos virem a público. Aparentemente, foram feitos para uma audiência restrita, fechada, provavelmente de alguma rede social. Quem vazou? Alguém de fato traiu a confiança do militar em questão nesse ponto?
Fora isso, acho que qualquer brasileiro comum, que não seja militante de esquerda, poderia ter sido encontrado naquele momento entre os manifestantes, pois eram reuniões legais, pacíficas, ordeiras e de pessoas de bem, e que recebiam, ocasionalmente, a visita de familiares e apoiadores dos manifestantes. Pelo menos foi isso que vi na minha cidade. Eram reuniões de manifestação política um tanto extremista, é preciso admitir, mas, até onde eu sei, isso ainda não é crime. Se fosse, não haveria nenhum desses partidos e movimentos de esquerda que atormentam o país. Já estariam todos presos.
Já as invasões e o vandalismo, isso é bem diferente. Só uma investigação honesta (o que eu acho difícil no atual contexto) é que poderá explicar o que foi que transformou uma manifestação absolutamente inofensiva em atos de barbárie. Isso não é típico da direita, e há inúmeros exemplos de reuniões, até com milhões de pessoas, sem qualquer incidente semelhante ao que ocorreu ali.
O que ficou de saldo foi a maior operação de repressão da história do Brasil, com mais de mil pessoas (a esmagadora maioria ingênuas e com bons antecedentes) confinadas em um campo de concentração em condições desumanas, segundo notícias. Um levantamento do jornalista Alexandre Garcia mostra que foram presas mais de duas mil pessoas (algo perto de duas mil e cinquenta pessoas). Tudo indica que, no atual regime, esse marco histórico não se manterá por muito tempo.
Sobre a retratação e o indiciamento, penso que é uma questão interna que a justiça militar saberá decidir de forma justa, pois, até onde se pode ver, a justiça militar sobreviveu ao aparelhamento pela esquerda.
“Propalar fatos, que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das Forças Armadas ou a confiança que estas merecem do público”. A pergunta que fica é a seguinte: Quem abalou a dignidade, o crédito e a confiança das FFAA? O sentimento da população ordeira, trabalhadora, patriótica é de que as nossas outrora gloriosas FFAA hoje tornaram-se forças auxiliares da repressão do povo ao qual jurou depender. Estão a serviço de déspotas cujo objetivo é nossa total submissão.
Não sou bolsaro muito menos lula,agora estou abismado ,o capitão foi traído pelos comparsas das forças armadas que por sinal armadas muito pouquinho más foi uma traição em quanto um monte de babacas pensaram que o exército fossem tomar partido …. resultado estão em um campo de concentração,aí eu pergunto cade os trutas,cade os parceiros,cade àqueles em que tanto confiaram ,CADE AS FORÇAS ARMADAS ,O PRESIDENTE DA REPUBLICA ( ALEXANDRE DE MORAES) POIS TODOS PRA COREM
Quem te disse isso foi o Carluxu, Carla Distranbelli ou o Nikolas Vareijeira?
Esses “tiozão do zap” são engraçados.
E o código fonte, quando estará disponibilizado para análise por especialistas? E as forças de segurança que cometeram abusos contra manifestantes, quando seus membros serão punidos? Apenas dois de inúmeros questionamentos, a democracia necessita da verdade para sobreviver.
As FFAA do Brasil são um brinquedo para alguns q vestem uniformes bonitos e carregam armas último modelo. Na hora do vamos ver, quando deveriam pelo menos entrar com seu suposto setor de inteligência mostrando os podres do PT, do esseteefe indicado pela esquerda e demais políticos ladrões, nada fazem. Agora batem continência para ladrão e prendem um dos seus. Nossas FFAA vivem de marketing. A coragem nunca entrou na sala dos generais, q na verdade só se preocupam com os próprios soldos, suas aposentadorias e de suas filhas q nunca casam. E tem mais, se a Argentina nos invadir pelo sul ou a Venezuela pelo norte, essa gente capitulará em poucas horas. O Brasil está à mercê da própria sorte. O Brasil precisa começar a questionar a necessidade de gastar tanta grana com esse caras. Afinal de contas, do que serve ter uma força armada como essa q passa o dia marchando e fazendo curso na selva achando q é Rambo?
“propalar fatos, que sabe inverídicos, capazes de ofender a dignidade ou abalar o crédito das Forças Armadas ou a confiança que estas merecem do público”
Generais se acovardaram e entregaram o governo para esquerda quando os militares no país, são claramente encarregados pela constituição brasileira de manter a ordem constitucional (que foi quebrada há mais de um ano por um Supremo Tribunal tirânico e extraconstitucional), resolver disputas entre os poderes do governo e garantir a limpeza eleições.
Fizeram isso ou arregaram?
Em tempo, sou civil e se fosse militar escreveria isso também, ou estou mentindo?
Tem general fugido lá na Espanha, acabou a confiança.
A desculpa de que sofreram com as cobranças durante o governo militar não encaixam. O que fazem então, existem pra quê, como dizem os esquerdistas, pra pintar meio-fio?
Uma vergonha nacional. Sabem quanto tempo vão levar para recuperar a credibilidade que tinham?Talvez quando seus netos forem avós.
.
CREDIBILIDADE COISA QUE NOSSAS FORÇAS ARMADAS PERDERAM
BERLIM, 27/02/1933 –
Agentes infiltrados incendeiam o Reichstag (parlamento alemão). Hitler usa o incêndio (que ele mandou causar) como pretexto para acusar os judeus de terroristas. Hitler disse “agora não há mais piedade. Quem se colocar no nosso caminho será eliminado”.
Seu governo socialista culminou em :
: Holocausto que tinha:
– Campo de concentração
– Crianças presas
– Idosos morrendo no campo de concentração
– Mídia integralmente favorável ao Hitler- jornalista apoiando
– Censura
– Cidadãos alemães batendo palma para: perseguição política, perseguição aos judeus, criminalização de quem se opunha
O mais bizarro é que ainda tem bisonho falando que quem praticou os atos foram infiltrados.
Você é um pateta ou só mais um idiota fútil, porquê otário, você ultrapassou da utilidade para eles, já resolveram e está dispensado. Chegou a comer seu sanduíche de mortadela ou não distribuíram desta vez?
.
Foi a larga da da sua mãe covarde anônimo
VOCE AINDA TEM DUVIDAS QUE O POVO PRECISA REALMENTE LUTAR PELA LIBERDADE??? ASSISTA O FILME NA NETFLIX “”WINTER ON FIRE”” “” Em tempos tirânicos, sempre bacana reviver e aprender com as histórias daqueles que resistiram e venceram a perseguição e a censura.
No começo dos anos 80 – olha que história incrível – os poloneses viviam sob a opressão comunista. Tudo era restrito e monitorado, sobretudo a comunicação e o direito de ir e vir.
Os poloneses tiveram seus passaportes cancelados e durante os primeiros meses da Lei marcial, ninguém podia sequer viajar entre as cidades da Polônia sem a devida autorização do governo.
Cartas sempre eram entregues abertas, amassadas dentro de sacos plásticos e com um carimbo escrito “Censurado”. Quando alguém discava um número no telefone, uma voz automaticamente avisava, “conversa monitorada”.
Os comunistas assumiram o controle de toda a comunicação, substituíram âncoras e jornalistas dos jornais, rádios, tudo passou a ser monitorado e na TV era comum a transmissão de filmes russos sobre a Segunda Guerra Mundial.
Então começaram a surgir editoriais independentes e clandestinos. Poloneses passaram a traduzir, imprimir e distribuir várias obras “subversivas” de Alexander Solzhenitsyn, George Orwell, e até mesmo de Murray Rothbard e Ayn Rand.
O melhor veio com o heróico casal Zbigniew e Sofia Romaszewski. Eles montaram uma estação de rádio clandestina, que constantemente mudava de lugar para não serem pegos pela polícia.
A transmissão era curta, cerca de oito a dez minutos de cada vez, sempre levando uma voz de esperança e notícias que jamais seriam divulgadas na mídia oficial.
Uma certa noite, quando estavam “no ar”, perguntaram se havia alguém ouvindo e pediram para piscarem as luzes de suas residências para mostrar se acreditavam na liberdade.
Zbigniew e Sofia, curiosos e ansiosos, correram para a janela para conferir e durante horas, assistiram toda Varsóvia piscando suas luzes nos apartamentos e casas. Foi a noite mais bela da história de Varsóvia e da Polônia.
Os poloneses descobriram que não estavam sozinhos no sonho e desejo por liberdade. Algum tempo depois o regime comunista caiu e Varsóvia nunca mais teve uma noite nas trevas da tirania.
Quem sabe os brasileiros em breve não façam o mesmo? Toda vez que alguém censurar e cercear liberdades, que as luzes pisquem para nos lembrar que somos muitos dispostos a lutar pela liberdade”” (RCL).
(TENHO MEDO DE MORRER ACOVARDADO E ASSISTINDO ESSES IMPOSTORES CONQUISTANDO DEFINITIVAMENTE O BRASIL PARA O SOCIALISMO COMUNISMO)
AS ELEIÇOES FORAM UMA COMPLETA FRAUDE E O SILENCIO DO POVO NAO IRA TRANSFORMAR ESSA MENTIRA EM UMA VERDADE.)
IMP. (PRESENTE E PRONTO PARA A LUTA)
Por que sera que o povo esta chamando quem ja foi o glorioso Exercito de Caxias de “”FARSAS ARMADAS””, agora prestam continencia para um ladrao e corrupto, que venceu as eleiçoes com fraudes protegidas pelo TSE, na verdade faltou coragem para os generais melancias de exigir o maldito codigo fonte. VENDIDOS PARA O FORO DE SP. Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini
Parece que o ex presidiário e os generais andam muito preocupados com a reação deb alguns oficiais e praças das forças armadas. Será que pode haver um novo tenentismo no Brasil ?
E eles quando serão julgados por entregarem o povo covardemente???
O exército bloqueou os comentários em suas contas do Instagram! Prende os poucos que se rebelam contra tirania. Sim já somos a Venezuela.
E o código fonte ?
Não precisamos ficar apavorados o homem tá deitando e rolando ninguém faz nada contra ele,o Brasil não é dele nem do ladrão que está no poder o tempo corrigi tudo.
Minha mãe sempre me disse meu filho o pote vai na fonte todo dia um dia ele vai quebra com certeza.
Um dia a coisa muda de lado fiquem calmos pessoal.
Alexandre e o Lula um dia vá pagar todo.
A corda estoura sempre para o lado mais fraco! Vê se alguém faz alguma coisa contra o Moraes que vem cuspindo na cara das pessoas e rasgando a constituição!
Esses comandantes melancias entregaram o Brasil, inadmissível isso.
Enquanto a esquerda mostra suas garras o Brasil se degradará, como países vizinhos.
Carta de um Brigadeiro.
Nunca mais se diga que nossas Forças Armadas nunca perderam uma guerra!
Hoje perdemos a maior delas!
Perdemos nossa Coragem!
Perdemos nossa Honra!
Perdemos nossa Lealdade!
Não cumprimos com o nosso Dever!
Perdemos a nossa Pátria!
Eu estou com vergonha de ser militar!
Vergonha de ver que tudo aquilo pelo qual jurei, trabalhei e lutei, foi traído por militares fracos, desleais e covardes, que fugiram do combate, preferindo apoiar quem sempre nos agrediu, sempre nos desrespeitou, sempre nos humilhou e sempre se vangloriou disso, e que ainda brada por aí que não nos quer em sua escolta, por não confiar nos militares das Forças Armadas, e que estas devem ser “colocadas em seu devido lugar”.
Militares que traíram seu próprio povo, que clamou pela nossa ajuda e que não foi atendido, por estarem os militares da ativa preocupados somente com o seu umbigo, e não com o povo a quem juraram proteger!
Fomos reduzidos a pó. Viramos farelo.
Seremos atacados cruelmente e, se reagirmos somente depois disso, estaremos fazendo apenas em causa própria, o que só irá piorar ainda mais as coisas.
Joguem todas as nossas canções no lixo!
A partir de hoje, só representam mentiras!
Como disse Churchill:
“Entre a guerra e a vergonha, escolhemos a vergonha.”
E agora teremos a vergonha e a guerra que se seguirá inevitavelmente.
A guerra seguirá com o povo, com os indígenas, com os caminhoneiros, com o Agronegócio. Todos verão os militares como traidores.
Segmentos militares certamente os apoiarão. Eu inclusive.
Generais não serão mais representantes de suas tropas.
Perderão o respeito dos honestos.
As tropas se insubordinarão, e com toda razão.
Os generais pagarão caro por essa deslealdade.
Esconderam sua covardia, dizendo não ter havido fraude nas urnas.
Oras! O Exército é que não conseguiu identificar a fraude!
Mas outros, civis, conseguiram!
A vaidade prevaleceu no Exército e no seu Centro de Guerra Cibernética. Não foram, mais uma vez, humildes o suficiente para reconhecer suas falhas. Prevaleceu o marketing e a defesa de sua imagem. Perderam, Manés!
E o que dizer da parcialidade escancarada do TSE e do STF, que além de privilegiarem um candidato, acabam por prender inconstitucionalmente políticos, jornalistas, indígenas, humoristas e mesmo pessoas comuns, simplesmente por apoiar temas de direita, sem sequer lhes informar o crime cometido ou oportunidade de defesa? Isso não conta? Isso não aconteceu?
E a intromissão em assuntos do Executivo e do Legislativo?
Isso também não aconteceu?
Onde está a defesa dos poderes constitucionais?
Onde estão aqueles que bradaram que não bateriam continência a um ladrão?
Será que os generais são incapazes de enxergar que, validando esta eleição, mesmo com o descumprimento de ordem de entrega dos códigos-fonte, valida-se também esse mesmo método, não só para todas as próximas eleições, para o que quer que seja, perpetuando a bandidagem no poder, assim como corrompendo futuros plebiscitos e decisões populares para aprovar/reprovar qualquer grande projeto de interesse da criminalidade?
NÃO HAVERÁ MAIS ELEIÇÕES HONESTAS!
A bandidagem governará impune, e as Forças Armadas, assim como já ocorre com a Polícia Federal, serão vistas como cães de guarda que asseguram o governo ditatorial.
O povo nunca perdoou os traidores nem os burros.
Não vai ser agora que irão.
Ah, sim, generais:
Entrarão para a História!
Pela mesma porta que entrou Calabar.
QUE VERGONHA!
Assina:
Brigadeiro Eduardo Serra Negra Camerini