A tempestade desta sexta-feira, 3, levou tetos de duas arquibancadas no Autódromo de Interlagos, no primeiro dia de provas do Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1 (F1).
Seis pessoas ficaram feridas, nenhuma em estado grave. Duas delas foram encaminhadas para atendimento médico. Internautas compartilharam imagens do incidente nas redes sociais.
A arquibancada que perdeu parte de seu teto de lona fica na Curva do Lago, no fim da Reta Oposta. No setor da Junção, pouco antes da Reta dos Boxes, o estrago foi ainda pior, e duas colunas de sustentação da arquibancada foram danificadas, de acordo com o jornal O Estado de S.Paulo.
Tempestade em São Paulo interrompe F1
Um vídeo que circula no Twitter/X mostra o momento em que a ventania arranca e leva uma lona que protegia os torcedores da chuva na segunda arquibancada. Outro mostra as pessoas correndo para deixar as arquibancadas para tentar se proteger da chuva e dos ventos fortes.
“Muitos raios e relâmpagos em Interlagos”, disse Raldney Alves no vídeo em que publicou no Twitter do momento da ventania, quando o teto da arquibancada caiu.
Muitos raios e relâmpagos em Interlagos. Teto da Arquibancada Porto Seguro CAIU. Tava lá se susto grande! pic.twitter.com/yi0WC8Y1h8
— Raldney Alves (@alvesraldney) November 3, 2023
A tempestade interrompeu a prova classificatória quando faltavam quatro minutos para o final. Max Verstappen, tricampeão mundial e membro da equipe Red Bull Racing, ficou na pole position. Ele foi seguido por Charles Leclerc, da Ferrari, e Lance Stroll, da Aston Martin.
A chuva deixou a pista de Interlagos cheia de sujeira. Os pilotos devem voltar à pista às 11h do sábado 4, e o treino classificatório vai definir o grid da corrida sprint, que está marcada para 15h30.
“Foi provavelmente o treino mais estranho da minha carreira”, disse Leclerc. “Eu nunca havia enfrentado um tempo assim.” O piloto também disse que ficou surpreso por ter dado tudo certo mesmo em meio ao mau tempo.