A Força Aérea Brasileira (FAB) está investigando o acidente de avião que aconteceu em Ubatuba, no litoral de São Paulo, nesta quinta-feira, 9. O Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa IV), vinculado ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), foi acionado.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
A operação, chamada Ação Inicial, tem como objetivo a coleta detalhada de informações relacionadas ao acidente. “Técnicas específicas são aplicadas por pessoal altamente qualificado e credenciado para garantir a preservação de dados cruciais”, diz a nota do Cenipa.
O CENIPA desempenha um papel crucial ao investigar acidentes aeronáuticos e propor medidas para prevenir futuros incidentes, garantindo que céus mais seguros sejam uma realidade para todos. Cada investigação conduzida resulta em lições valiosas, que são compartilhadas com… pic.twitter.com/bQpPeW2TR7
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) January 7, 2025
Investigações da FAB vão terminar “no menor prazo possível”
O Cenipa tem como principal missão investigar ocorrências aeronáuticas, com o objetivo de evitar que novos acidentes semelhantes aconteçam no futuro.
Durante a investigação, há a análise dos danos causados à aeronave ou por ela, e outras informações relevantes são levantadas para embasar a investigação completa. O Cenipa informou que, em breve, os detalhes da ocorrência estarão disponíveis para consulta pública no portal oficial da instituição.
Além disso, o Cenipa ressaltou que, conforme estabelece o Código Brasileiro de Aeronáutica, a conclusão da investigação será formalizada por meio de um relatório final.
“A investigação será concluída no menor prazo possível, mas o tempo necessário pode variar dependendo da complexidade do caso e da necessidade de identificar fatores contribuintes para o incidente”, diz o Cenipa.
Jatinho que caiu tinha quatro passageiros e um piloto
O avião de pequeno porte caiu próximo ao Aeroporto de Ubatuba. Os passageiros, duas crianças e um casal de adultos, foram socorridos e levados ao hospital. O piloto foi socorrido em estado mais grave e não resistiu aos ferimentos.
Segundo o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar), o jatinho passou por uma excursão de pista, isso é, quando uma aeronave sai da superfície da pista do aeródromo durante uma operação de pouso ou de decolagem.