Em entrevista coletiva realizada na manhã desta segunda-feira, 10, na sede do Butantan, em São Paulo, o diretor do instituto, Dimas Covas, admitiu que o cronograma de vacinação contra a covid-19 pode ser afetado a partir de junho, em função do atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado da China.
“Preocupa muito o cronograma de vacinação. Não neste momento, mas a partir de junho poderá sofrer algum impacto”, afirmou Covas. “Não temos definição da liberação do insumo na China. Existe a definição de 4 mil litros, sim, e esperamos que até quarta-feira possamos ter uma notícia positiva.”
Leia também: “Vacinas: Brasil sonha com produção nacional, mas esbarra em burocracia e falta de estrutura”
O Butantan já envasou todo o IFA que havia em estoque, segundo Covas. A expectativa é a de que novos insumos cheguem até o dia 18, mas não há confirmação oficial das autoridades sanitárias chinesas. Ainda segundo Covas, o atraso se deve à demora na autorização de exportação do IFA por parte do governo da China, e não à produção do laboratório Sinovac, com o qual o Butantan firmou parceria.
Como noticiamos mais cedo, o instituto paulista anunciou a entrega de mais 2 milhões de doses da CoronaVac ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.
Leia também: “Ministério da Saúde recebe mais 2 milhões de doses da CoronaVac”
Esse Dória faz cada “negócio da China”…
Será que o desgovernador desagradou algum chines ??
Não é o Dória que tem negócios particulares milionários com os malditos chineses?Correu como louco pra priorizar a “vachina” por interesses pessoais. Esse papinho de falta de insumos não faz muito sentido. Cadê os parceiros do negociador Dória? Sumiram, né? Não adiantou nada encher os bolsos dos comunistas com dinheiro brasileiro, excia? Parece que o negócio com a China é mais embaixo, né governador? O que a China faz, na minha terra chama-se chantagem.
Pq será que não vemos o diretor da Fiocruz fazendo politicalha como esse ser desprezível do Butatan? Conseguiram politizar até um Instituto q até pouco tempo era referência, o calça apertada jogou a credibilidade desse instituto na lata de lixo!