Na manhã desta segunda-feira, 12, moradores acionaram policiais do terceiro Batalhão da Polícia Militar para verificar a invasão de uma fazenda no município de São José do Calçado, Região do Caparaó Capixaba. No local, os agentes constataram que cerca de 40 pessoas estavam na propriedade, pertencente à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com o site Aqui Notícias, os invasores substituíram o cadeado da porteira. Eles também hastearam uma bandeira vermelha, símbolo de um Movimento de Reivindicação de Posse de Terras. Apesar de avistarem algumas pessoas, os policiais não conseguiram contato com os invasores ou com representantes da fazenda. Os agentes registraram o incidente e encaminhou as informações ao comando de policiamento e às autoridades competentes.
O que a Universidade do Espírito Santo afirma
A UFES informou à reportagem que não utiliza mais a fazenda e que transferiu a responsabilidade sobre a propriedade para a Prefeitura de São José do Calçado. A prefeitura ainda não respondeu às perguntas.
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária não soube informar se os invasores estavam ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O órgão confirmou que não há ordem de desapropriação na região.
Nosso país está literalmente tomado por bandos de vagabundos….