No Twitter/X, o youtuber Felipe Neto publicou, na noite desta quarta-feira, 27, uma nota de pesar a respeito da morte de Paulo Cezar Goulart Siqueira, o PC Siqueira. Ele cometeu suicídio na tarde de ontem.
Aparentando distanciamento, Neto prestou seus “pêsames à família e amigos de PC Siqueira”. Ele também menciona que PC “foi o grande precursor do YouTube no Brasil, em 2010”; da mesma forma que o próprio Felipe Neto, aliás.
Felipe Neto ainda menciona “escolhas de vida [que] o levaram a conduzir um destino terrível, marcado agora por um final trágico”, em possível tom de crítica velada. PC vinha se isolando nos últimos anos, desde que uma acusação de pedofilia recaiu sobre ele.
Não é possível comentar o tuíte de Felipe Neto. Ele configurou a publicação para que apenas pessoas mencionadas (ou seja, perfis do Twitter/X, iniciados com “@”) pudessem comentar, mas ele não mencionou nenhum perfil.
Isolamento social depois de acusações de pedofilia
Em junho de 2020, PC Siqueira fora acusado de compartilhar fotos de nudez de uma criança de 6 anos. Nas redes sociais, circularam screenshots (capturas de tela, também chamadas de prints) com supostas conversas comprometedoras, que o incriminariam, portanto.
À época, ele alegou ser vítima de calúnia, desativou seu canal no YouTube e viu amigos se afastarem com a acusação. Em fevereiro de 2021, no entanto, laudo da Polícia Civil concluiu que não havia elementos que ligassem o youtuber ao crime de pedofilia nos dispositivos eletrônicos apreendidos.
Boletim de ocorrência menciona abuso de drogas e agressividade
O 11º Distrito Policial em São Paulo (Santo Amaro) registrou a morte do youtuber PC Siqueira como suicídio. Oeste confirmou a causa do falecimento, ocorrido às 21h45 de ontem.
A Polícia Militar (PM) atendeu, à tarde, à ocorrência em Santo Amaro, na zona sul da capital paulista. No local, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) confirmou o óbito.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
No apartamento de PC Siqueira, os policiais encontraram um fio de náilon enrolado no pescoço do youtuber e uma barra de exercícios físicos. De acordo com o boletim de ocorrência, sua namorada, Maria Watanabe, presenciou a morte e deu os detalhes do caso aos policiais.
“[Que] a vítima passou o dia dopada, em função do efeito dos remédios; que fez novamente uso de cocaína, e, com isso, passou a ficar agitado e agressivo; que, em dado momento, enquanto estava deitada no sofá, visualizou a vítima amarrando um lençol e uma espécie de fita numa barra entre paredes; que começou a falar e tentar evitar a continuação dos atos e possível suicídio, visto que a vítima falava o tempo todo que iria se matar; que, em função da força física, a vítima a empurrava e afastava; que, em dado momento, ele subiu numa cadeira, prendeu a fita no pescoço e pulou; que ficou tentando sustentar o corpo de Paulo Cezar para que este não se enforcasse; que não conseguiu evitar num primeiro momento, e, quando visualizou os olhos revirando, saiu correndo para pedir ajuda; que não conseguiu evitar a morte de seu companheiro e entrou em desespero; que não sabe quem solicitou a SAMU e a Polícia Militar.”
PC Siqueira já havia tentado cometer suicídio neste ano
Em março, o Corpo de Bombeiros encontrou o youtuber desacordado em seu apartamento. PC Siqueira admitiu a tentativa de suicídio e agradeceu aos fãs pelo carinho.
“Queridos amigos e inimigos: ontem tive um episódio de mania que saiu do controle, me expus e expus erroneamente minha parceira”, disse, logo depois de se recuperar do episódio. “Foi seguido de uma nova tentativa de suicídio. Fui resgatado pelo Corpo de Bombeiros e agradeço de coração pela gentileza especial do sargento que me acompanhou. Estou bem e seguro. Maria [Watanabe] também está bem e segura.”
Em seguida, PC Siqueira disse que tentaria buscar ajuda. “Não vou espetacularizar o ocorrido”, afirmou, ao agradecer pela doação que recebeu de fãs. “Estou com ferimentos leves e logo estarei recuperado e voltarei às atividades normais.”
Onde buscar ajuda?
Se você está passando por sofrimento psíquico ou conhece alguém nessa situação, veja abaixo onde encontrar ajuda:
Centro de Valorização da Vida (CVV)
Se estiver precisando de ajuda imediata, entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV), serviço gratuito de apoio emocional que disponibiliza atendimento 24 horas por dia. O contato pode ser feito por e-mail, pelo chat no site ou pelo telefone 188.
Canal Pode Falar
Iniciativa criada pelo Unicef para oferecer escuta para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.
SUS
Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) que atendem pacientes com transtornos mentais. Há unidades específicas para crianças e adolescentes. Na cidade de São Paulo, são 33 Caps Infantojuventis e é possível buscar os endereços das unidades nesta página.
Mapa da Saúde Mental
O site traz mapas com unidades de saúde e iniciativas gratuitas de atendimento psicológico presencial e on-line. Além disso, disponibiliza materiais de orientação sobre transtornos mentais.
O duro é dar publicidade ao que esse idiota fala. Qual a importância desse sujeito?
Oeste deveria simplesmente ignorá-lo.
Bem a cara desse lixo do Felipe Neto. Desnecessário um comentário desse.
Muito triste não conseguir salvar quem amamos… que sia alma descanse em paz!