O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempestades e chuvas intensas para os três dias deste feriado prologado, que vai desta sexta-feira Santa, 29, ao domingo de Páscoa, 31. Os maiores volumes de água serão registrados nas regiões Norte e Nordeste.
A atenção deve ser maior no Amazonas, norte do Pará, Amapá e Roraima. Os roraimenses não tiveram registro de chuvas nas últimas semanas, mas começam a ver o clima mudar nesta sexta-feira Santa.
No domingo de Páscoa, os volumes de água também atingirão o Tocantins, superando os 50mm em 24 horas.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Na região Nordeste, as áreas de maior instabilidade ficam desde o Maranhão até o Estado de Sergipe. Entre Alagoas e o Rio Grande do Norte, podem ocorrer pancadas de chuva mais intensas, principalmente na faixa litorânea, com acumulados de água podendo superar os 60 mm em 24 horas, especialmente entre o sábado, 30, e o domingo.
O Centro-Oeste terá chuvas mais intensas, principalmente no Mato Grosso e em Goiás. No Distrito Federal, poderão ocorrer pancadas de chuva à tarde. Para o Mato Grosso do Sul, a previsão é de chuva pequena e isolada no extremo sul do Estado.
De acordo com os meteorologistas, as chuvas persistem no Sudeste, embora mais fracas, especialmente no sul de Minas Gerais, no sul do Espírito Santo, no litoral de São Paulo e no Rio de Janeiro, onde na região serrana ainda podem ocorres pancadas isoladas.
Leia também: “Previsão do tempo: alertas intensos atingem 4 regiões do Brasil”
No Sul, não estão descartadas pancadas de chuva no final da tarde entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
No domingo, o avanço de uma frente fria pelo oceano poderá intensificar as instabilidades em grande parte do Rio Grande do Sul, ocasionando pancadas de chuvas com trovoadas, rajadas de ventos e, eventualmente, queda de granizo.
Temperatura mais amena
As temperaturas ficam mais amenas neste feriado nas regiões Sudeste e Sul, especialmente pelas manhãs, com umidade alta.
Pode ocorrer registro de nevoeiros na madrugada e nas primeiras horas da manhã nessas duas regiões.
As tardes continuam quentes no Nordeste, Norte e Centro-Oeste, com média de máximas em 36°C.