Ainda com cordão umbilical e enrolado em um lençol ensanguentado, um feto foi encontrado dentro de um depósito de lixo, na noite desta terça-feira, 23, no centro do Recife (PE). De acordo com a polícia, o bebê, do sexo masculino, tinha 25 centímetros.
+ Leia mais notícias do Brasil no site da Revista Oeste
O depósito de lixo fica no Cais de Santa Rita, no bairro São José, onde funciona um dos mais movimentados terminais de ônibus da capital pernambucana.
Um funcionário da limpeza urbana da prefeitura municipal encontrou o menino ao esvaziar a lixeira. A Polícia Militar foi acionada e isolou o local para a realização da perícia.
Leia também: “Oposição impede gastos com aborto, invasão de terras e mudança de sexo”
Investigadores farão análises das câmeras de segurança para tentar identificar quem descartou o feto. A Polícia Civil aguarda o resultado da perícia do Instituto Médico-Legal (IML).
“Ainda não sabemos se a causa do aborto foi espontânea ou se foi provocada, e qual motivação para a pessoa a vir provocar o descarte do feto”, informou a delegada Isabela Veras, responsável pelo caso. “Só vamos ter essa certeza com a perícia criminal, mas já sabemos que o feto passou da fase embrionária e já estava com alguns meses”.
Rosto praticamente formado
De acordo com a ginecologista Daniele Gattás, professora-adjunta de obstetrícia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), pelo tamanho do feto é possível presumir que a idade gestacional era de aproximadamente 20 semanas (de 4 a 5 meses).
Nessa fase, as características do rosto já estão praticamente formadas.