O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta sexta-feira, 5, um alerta de chuvas intensas nos próximos dias para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. O sul da Bahia também terá grandes volumes de água.
A previsão é de tempo nublado com volumes consideráveis e persistentes de chuva, por consequência, o calor será amenizado nas regiões.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Os meteorologistas explicam que os acumulados de chuva podem superar os 200 mm em algumas localidades de Goiás, Mato Grosso, sul do Tocantins, Minas Gerais e Espirito Santo.
O norte do Rio de Janeiro, na divisa com o Estado do Espírito Santo, e o sul da Bahia terão chuvas com volumes entre 100 mm e 150 mm.
Os meteorologistas alertam para a possibilidade de inundações, deslizamentos de terra e outros problemas que podem ocorrer em função das chuvas intensas.
Leia também: “Previsão do tempo: veja os destaques para as capitais nesta sexta-feira”
Saiba como é a classificação de intensidade de chuva
Dependendo das condições locais, um volume de chuva de 200 mm, como está previsto para alguns Estados do Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias, é considerado excepcionalmente alto.
De 100 mm a 150 mm, conforme esperado para o Rio de Janeiro e Bahia, são consideradas chuvas muito fortes. Volumes de 50 mm a 100 mm, são classificadas como fortes, e até 50 mm, chuvas leves a moderadas.
Leia também: “Entenda por que o verão está com temperaturas mais amenas”
São Paulo terá calor e chuvas isoladas
São Paulo terá um fim de semana de calor e chuvas isoladas no final da tarde. O sol aparecerá entre nuvens nesta sexta-feira, 5. Os termômetros podem variar na capital paulista entre mínima de 19°C e máxima podendo atingir 28° C.
A temperatura aumenta a partir de segunda-feira, 8. Os paulistas enfrentarão máximas de até 35°C.