As Forças Armadas realizaram uma megaoperação para desativar duas dragas utilizadas no garimpo ilegal, na cidade do Ipiranga, no Amazonas. A ação é fruto da Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara, que ocorre na tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru).
O comando apreendeu, no domingo 7, uma embarcação que transportava dinheiro em espécie, drogas, munições e ouro. A operação ocorreu enquanto os militares realizavam ações de patrulhamento e inspeção naval, além de patrulha aérea, terrestre e naval. De acordo com informações das Forças Armadas, o dono da embarcação foi autuado pelo Exército Brasileiro.
Os garimpeiros ilegais usam a estrutura para perfurar o leito dos rios, na tentativa de encontrar ouro e outros minérios. A ação inclui o derramamento de produtos químicos que poluem as águas, matam os peixes e adoecem populações indígenas e ribeirinhas.
Ação social contra o garimpo
Junto às operações de defesa e segurança, o apoio médico e odontológico é prestado pelo Navio de Assistência Hospitalar Oswaldo Cruz, da Marinha do Brasil, que navega pelo Rio Javari.
O atendimento beneficia as comunidades indígenas Cruzeirinho, Palmeira do Javari, Nutewa, Kulina, Flores e São Luiz, das etnias Mayuruna e Kanamari, na região de Tabatinga (AM); e as comunidades de Lago Grande, Tambaqui e Irari, em Atalaia do Norte (AM).
Os militares promovem atendimentos médicos, odontológicos e laboratoriais. Também trabalham na distribuição de medicamentos e na vacinação.
Vejam isto :
“…A primeira favela brasileira estava localizada onde hoje é o Morro da Providência (RJ). Os primeiros moradores do local dividiram o espaço com os ex-combatentes da Guerra de Canudos que, ao voltarem para o Rio de Janeiro, não foram tratados como heróis e não receberam as casas prometidas…”
O MESMO ACONTECE COM OS GARIMPEIROS DE HOJE.
Para onde vocês imaginam que foram parar todos os operários das usinas elétricas, e das estradas na Amazônia no final das obras ?
As melancias fazendo algo pelo país? É de espantar. Não querem saber de nada, nem da quadrilha que está destruindo o Brasil e do povo que está sofrendo com toda essa situação. Pensei que eles estavam nos quartéis vendo revista de mulher pelada e batendo uma …………..
Brincando de soldadinhos enquanto batem continência a um desonesto
Estes sim são a verdadeira Forças armadas do Brasil
Não aqueles monte de estrume que encanou o patriotas em Brasília.
Viva a Marinha do Brasil. tomara que a ação se estenda e q prendam muitas dragas. É preciso seguir o dinheiro do garimpo ilegal e estrangular os lucros da atividade.