Uma frente fria intensa está prevista para chegar ao Sul do Brasil, com temperaturas mínimas que podem chegar a -2°C e possibilidade de neve. O fenômeno atinge o país a partir desta quinta-feira, 4. A forte onda de frio que se aproxima é resultado de uma massa de ar que se move do Chile, da Argentina e do Uruguai.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na manhã desta quarta-feira, 3, algumas Províncias da Argentina registraram mínimas de -10°C, cenário semelhante ao projetado para esta quinta-feira. Apesar da diminuição da intensidade do frio, a onda deve se deslocar para o Uruguai e o Sul do Brasil.
A previsão revela que o frio mais forte deve atingir o Sul do Brasil no fim de semana, especialmente na madrugada e manhã de sábado 6. A região da Campanha Gaúcha pode registrar temperaturas próximas a -2°C, com sensação térmica ainda menor.
Sul pode registrar neve
A expectativa é de geadas fortes na metade sul gaúcha, enquanto as serras gaúcha e catarinense devem amanhecer frias e com chuva, o que possibilita eventos de chuva congelada. Segundo as simulações do site Meteored, “a previsão é de neve nos países mais frios nesses próximos dias”.
Leia também:
O inverno chegou com força, e as ondas de frio têm se destacado pela frequência, abrangência e intensidade. No último fim de semana, a Região Sul do Brasil já enfrentou condições climáticas adversas, com muito frio.
A partir de domingo 7, o frio começará a diminuir gradualmente, embora ainda possam ocorrer temperaturas muito baixas, mas não negativas. Mesmo com termômetros acima de 0°C, a possibilidade de geadas permanece, além de chances de chuva congelada nas serras gaúcha e catarinense, na manhã de domingo.
Leia também: “Mudanças climáticas — O alarde continua”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
Que maravilha, um bom vinho e uma boa sopa de ossos sendo compartilhada com toda a familia.
Delícia!