publicidade
Brasil

Complexo de Israel expande território na zona norte do Rio de Janeiro

Relatório da Polícia Civil aponta avanço de facção criminosa causado pela restrição da atuação policial

Complexo de Israel
Pintura com trechos da Bíblia no Complexo de Israel | Foto: Reprodução/Open Edition Journals

Um relatório de inteligência da Polícia Civil do Rio de Janeiro revela que o Complexo de Israel expandiu seu domínio para 36 ruas que, antes, eram apenas residenciais, sem histórico de presença do tráfico de drogas. Nessas vias, a remoção de barricadas é constante. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o documento, a polícia atribui essa expansão à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 635, conhecida como ADPF das Favelas. A ação do Supremo Tribunal Federal (STF) restringe operações policiais em comunidades do Rio de Janeiro.

Receba nossas atualizações

Leia mais: “Governador do Rio critica decisões do STF que limitam operações policiais”

“Esse avanço foi diretamente influenciado pelas restrições operacionais impostas pela ADPF 635, que limitaram as ações policiais e permitiram a exploração criminosa dessas localidades”, diz um trecho do documento. A polícia compilou boletins de ocorrência e registros da remoção de barricadas.

“Com a limitação da presença policial, o Complexo de Israel expandiu seu domínio para ruas e avenidas estratégicas, onde passou a impor seu controle territorial, instalando barricadas físicas e armadas, explorando serviços essenciais, como internet e gás, além de estabelecer cobranças ilícitas e ampliar a influência do tráfico de drogas”, diz o levantamento da corporação.

Em uma dessas vias, criminosos impediram a passagem de um motorista de aplicativo e revistaram o veículo. A câmera do carro filmou a ação.

Complexo de Israel
Mapa mostra favelas que formam o Complexo de Israel | Foto: Reprodução/TV Globo

O relatório mostra ainda que o Disque Denúncia registrou cerca de 8 mil ocorrências sobre barricadas na cidade entre 2019 e 2024. A maior concentração está na zona norte. Os bairros de Brás de Pina, Cordovil, Jardim América, Olaria, Parada de Lucas, Penha, Penha Circular e Vigário Geral acumulam quase 2 mil registros desde junho de 2019.

A Polícia Militar informou que removeu aproximadamente 8 mil toneladas de barricadas e desobstruiu 7 mil vias em 2024. Em 2025, já foram removidas 1,5 mil toneladas e liberadas 580 ruas. Mais de 80% das barricadas estão nos bairros identificados pelo Disque Denúncia.

Barricada do tráfico | Reprodução/PCERJ

Entenda a ADPF das Favelas

O relatório da Polícia Civil foi concluído na sexta-feira 14, depois do início do julgamento da ADPF no STF, que começou no dia 5. A discussão foi suspensa depois da fala do ministro relator, Edson Fachin.

Fachin rebateu críticas do governador Cláudio Castro (PL) e do prefeito Eduardo Paes (PSD), que responsabilizam o STF pelo avanço das facções. “Imputar problemas crônicos e de origem anterior à presente arguição a medidas impostas por esta Corte consiste não apenas em grave equívoco, mas em inverdade”, afirmou o relator.

A ADPF foi movida pelo PSB e tramita no STF desde 2019. O partido argumenta que a política de segurança pública do Rio “incentiva a letalidade da atuação dos órgãos policiais”.

Leia também: “Brasil tem 88 facções criminosas em atividade, diz governo”

Desde 2020, o STF determinou mudanças nas forças de segurança e restringiu operações em favelas durante a pandemia. Fachin apontou “violação generalizada e sistemática de direitos” na segurança do Rio e sugeriu medidas para conter abusos policiais.

O presidente do STF, Luís Roberto Barroso, disse que retomará o caso em outro momento para nova análise do plenário.

Traficante criou o Complexo de Israel em meio à pandemia

O traficante Álvaro Malaquias Santa Rosa, conhecido como Peixão, fundou o Complexo de Israel em 2021, durante a pandemia. Ele aproveitou-se justamente da diminuição das operações da polícia nas favelas.

Peixão
Álvaro Malaquias Santa Rosa, o Peixão | Foto: Reprodução/Redes sociais

Depois de tomar territórios do Comando Vermelho, Peixão unificou comunidades com pontes, incluindo uma sobre o Rio Pavuna.

A obra facilitou o deslocamento de seus comparsas, conhecidos como Tropa do Arão. Esse foi o nome que ele adotou depois de se converter ao evangelicalismo.

+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste

Peixão foi o primeiro líder do tráfico investigado por terrorismo. Segundo a investigação, “a referida facção tem como objetivo auferir lucros com as atividades criminosas praticadas no local, bem como impor uma dominação religiosa na localidade, impedindo que a população local tenha o direito de manifestar ideologia religiosa diversa da que o líder da facção é seguidor”.

Boletins de ocorrência registram a exploração econômica e a expulsão de moradores de outras religiões. Em Parada de Lucas, Peixão ergueu dois espaços luxuosos. Um deles tem um grafite de 10 metros com a frase: “Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor”.

Leia também:

Complexo de Israel
Casa de Álvaro Malaquias, o Peixão, líder do Complexo de Israel | Divulgação/PMERJ

Leia também:

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Adail da Costa Leite Filho
    Adail da Costa Leite Filho

    Rio de Janeiro, maior favela do Brasil, reduto de Governadores e Prefeitos corruptos, condenados e soltos, inundado por armas, drogas, contrabando, contravenção, assolado por arrastões e ladroes de tudo que se possa imaginar. A cidade seguindo o exemplo de um presidente corrupto, descondenado, mentiroso, apoiador de ladroes de celular, e de um ministro com transito livre em favelas de alto risco agradece ao poder judiciário através da suprema corte todo o esforço feito para que a bandidagem tenha transito livre em âmbito municipal e até mesmo interestadual. Aqui nesta cidade a impunidade é garantia de que o crime compensa.

  2. Liberta Brasil
    Liberta Brasil

    Vcs dizem que ele “SE APROVEITOU DO STF PROIBIR OPERAÇÕES EM FAVELAS” Já pensou que TALVEZ ele TEVE DE FAZER ISSO PRA QUE SUA COMUNIDADE SE DEFENDER DE OUTROS TRAFICANTES INVADIREM E ESCRAVIZASSEM SEUS AMIGOS E FAMILIARES PQ A POLICIA FOI PROIBIDADA DE ENTRAR LÁ NA PANDEMIA?” Se vc souber que a policia não vai no seu bairro, e que o ESTADO te abandonou o que faria? Provavelmente Montaria uma milicia assim como os RICOS ja fazem em seus condominios com segurança PRIVADA. É RUIM O QUE ELE ANDA FAZENDO? TEM DE PERGUNTAR PRA VARIAS PESSOAS QUE ESTAO SOB O JULGO DELE e não a apenas um ou outro que foi impedido de ter uma religião diferente, afinal os BOLSONARISTAS SÃO FANATICOS POR ISRAEL, ENTÃO RECEBAAAAAAA!

  3. Antonio C. Lameira
    Antonio C. Lameira

    O preço de Imóveis no Rio de Janeiro desabaram, com raríssimas escessão, bairros inteiro estão dominadas pelo tráfico ou milícias, proprietários de imóveis estão com um mico nãs mãos com excesso de oferta para venda.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade