Uma frente fria deve atingir a Região Metropolitana de São Paulo a partir desta quinta-feira, 5, trazendo mudanças no clima até a madrugada do próximo sábado, 7. Apesar da queda de temperatura, o feriado de 7 de setembro será quente.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo informou que a quinta-feira começou com sol e temperaturas em elevação, com variação entre 15°C e 28°C.
Já no início da tarde, a frente fria no Oceano Atlântico favorecerá ventos do sul, provocando a queda de temperatura e o aumento da umidade. O órgão prevê aumento de nuvens e possibilidade de garoa à noite em São Paulo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Nesta sexta-feira 6, os ventos marítimos manterão a umidade elevada na Grande São Paulo, limitando a elevação da temperatura. Com muita nebulosidade, é possível que ocorram chuviscos entre a madrugada e o amanhecer. As temperaturas oscilarão entre 14°C e 21°C.
A partir da madrugada de sábado 7, a frente fria se afastará, e o calor retornará no feriado, com temperaturas que variam de 15°C pela manhã a 32°C à tarde. A umidade relativa do ar também diminuirá.
Dia mais seco do ano registrado em São Paulo
Nesta quarta-feira 4, a capital São Paulo registrou o dia mais seco do ano, com temperaturas elevadas — máxima de 32°C em todas as regiões — e baixa umidade. Dados do CGE revelam que Perus, na zona norte, teve a menor umidade absoluta do ano, com 12,4%.
No Mirante de Santana, também na zona norte, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou 13%, às 13h. Em Engenheiro Marsilac, na zona sul, a taxa foi de 45%, devido à brisa marítima. A OMS (Organização Mundial da Saúde) adverte que índices abaixo de 60% são prejudiciais à saúde.
O CGE monitora a umidade do ar na capital desde 2010. O menor valor médio de umidade relativa já registrado foi em 19 de julho de 2021, com 15,6% na cidade. A menor umidade relativa absoluta foi de 10%, na Sé, no mesmo dia.
Diante desse cenário, a Defesa Civil municipal decretou estado de alerta para baixa umidade às 13h55 desta quarta-feira. O CGE recomenda manter-se hidratado, proteger-se do sol, manter ambientes internos úmidos e evitar exercícios ao ar livre entre 11h e 17h.
Focos de incêndio aumentam com tempo seco
Os focos de incêndio no Estado continuam devido ao tempo seco, com 12 focos ativos na quarta-feira. No país, a situação é ainda pior, com o Brasil enfrentando a pior seca já registrada, segundo um índice que mede a quantidade de chuva e evapotranspiração das plantas.