O fim de julho trará queda acentuada de temperatura por causa de uma frente fria que se deslocará sobre o Sul e o Sudeste do Brasil. Esse cenário ocorre em meio a um período de calor acima da média na segunda quinzena de julho, depois de um início de mês atipicamente frio. O site Metsul Meteorologia divulgou a informação nesta quinta-feira, 25.
De acordo com as previsões meteorológicas, a massa de ar frio virá da Argentina e do Uruguai. O fenômeno avança sobre os três Estados do Sul e posteriormente atinge o Sudeste. A trajetória marítima dessa frente fria é diferente das anteriores, que seguiram pelo interior do continente.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
No Sul, o ar frio começará a ingressar no Rio Grande do Sul entre domingo 28 e segunda-feira 29. O fenômeno trará temperaturas mais baixas e ventos moderados com rajadas. As ventanias podem ultrapassar 70 km/h em áreas da costa e da Lagoa dos Patos, na Grande Porto Alegre.
A primeira metade da próxima semana terá temperaturas abaixo de 0ºC em regiões como a fronteira com o Uruguai, a Campanha Gaúcha, a Serra Gaúcha e Aparados no Rio Grande do Sul. O fenômeno também atingirá o planalto sul-catarinense. Madrugadas de 30 e 31 de julho devem ser as mais frias, com marcas negativas em várias áreas.
Na Região Metropolitana de Porto Alegre, as temperaturas mínimas serão de um dígito, sem a intensidade observada no fim de junho e início de julho. A curta duração do fenômeno e o perfil seco da atmosfera resultarão em tardes mais amenas.
Frente fria atingirá o Sudeste
A massa de ar frio também afetará o Sudeste, com quedas de temperatura nos quatro Estados da região. Em São Paulo, a chegada do ar frio está prevista para a noite da segunda-feira 29. A maior intensidade deve ocorrer na terça-feira 30, quando as máximas serão baixas.
No Rio de Janeiro, a queda de temperatura será perceptível no fim da segunda-feira e durante a terça-feira, com máximas mais baixas em 30 e 31 de julho. Ventos moderados com rajadas e chuva entre terça-feira e quarta-feira acompanharão a frente fria.
Embora inicialmente houvesse previsão de neve, os dados atuais descartam essa possibilidade. No entanto, espera-se geada no Sul do Brasil no início da próxima semana, especialmente na Campanha Gaúcha e nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.