Uma frente fria intensa deve ganhar força no Sul do Brasil nos próximos dias, conforme informou o site MetSul Meteorologia. A onda de frio deve permanecer no país por algumas semanas com temperaturas extremas.
O Estado do Rio Grande do Sul é o mais afetado pelo frio intenso, desde o fim de junho. As baixas temperaturas devem persistir por mais duas semanas, o que totaliza três semanas de frio rigoroso.
O MetSul informou que os dias mais frios ainda estão por vir, mesmo com registros de até -7ºC no sul gaúcho, quase -8ºC no Planalto Sul Catarinense e -1ºC na Região Metropolitana de Porto Alegre, no início deste mês.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A Oscilação Antártica desde o fim de junho tem causado várias ondas de ar polar no Cone Sul. O fenômeno afetou a Argentina, o Uruguai e a Região Sul do Brasil. Essa situação deve persistir no curto prazo. De 29 de junho a 5 de julho, a temperatura mínima média em Bagé (RS) foi de 4,7ºC. A média mínima histórica de julho na cidade é de 8,1ºC.
No mesmo período, a Estação do Jardim Botânico em Porto Alegre registrou uma temperatura mínima média de 7,8ºC. O número fica bem abaixo da média histórica de 10,4ºC para julho. Em Caxias do Sul (RS), a temperatura mínima média foi de 6,7ºC no mesmo período. A cidade tem média histórica de 8,8ºC para julho.
Temperaturas ficam abaixo da média
Além das baixas temperaturas mínimas, as máximas também têm ficado abaixo da média. Em várias tardes a temperatura não superou os 10ºC em diversas cidades gaúchas. Os gaúchos ainda enfrentarão muitos dias gelados em julho, com o mês se destacando como um dos mais frios da história recente. O frio deve se espalhar para outras regiões do Brasil e chegar até a Amazônia, na próxima semana.
Leia também:
Segundo o MetSul, novos pulsos de ar polar manterão o frio prolongado. Três devem atingir o Rio Grande do Sul em uma semana. O primeiro chegou no Estado neste sábado, 6.
Essa primeira frente fria já causou mínimas de -1ºC no Aeroporto Internacional de Carrasco, em Montevidéu, e de -3,4ºC em Ezeiza, na Grande Buenos Aires. O sábado começou com temperaturas abaixo de zero no oeste e sul do Rio Grande do Sul, com geada e mínimas entre -3ºC e -5ºC na Campanha e Serra do Sudeste. Em Porto Alegre, as temperaturas marcadas foram de 6ºC ou 7ºC, no Jardim Botânico.
Frente fria avança na próxima semana
Na próxima semana, a previsão é de ainda mais frio, com um segundo pulso de ar polar que avança pelo Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 8. O fenômeno resulta em temperaturas muito baixas na terça-feira 9.
De 12 a 14 de julho, um terceiro pulso, possivelmente o mais intenso, deve atingir o Sul do Brasil, com temperaturas potencialmente chegando a -10ºC, em áreas de maior altitude.
Diversos modelos indicam que 13 e 14 de julho podem ser particularmente frios, com temperaturas abaixo de zero em muitas localidades. O frio intenso não será restrito às noites. Durante o dia, as temperaturas também estarão bem abaixo da média histórica, com máximas muito baixas até a metade do mês no Rio Grande do Sul.
Leia também: “Mais do mundo da fantasia climática”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste