A passagem de uma nova frente fria sobre o Brasil vai intensificar a massa de ar frio. O fenômeno mantém as temperaturas baixas em todo o Estado de São Paulo no início desta semana.
Nesta segunda-feira, 12, o litoral paulista enfrentou mar agitado e risco de ressaca, com rajadas de vento de 40 a 50 km/h. Os ventos podem atingir 70 km/h no extremo sul e litoral sul paulista, conforme a empresa Climatempo.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
As noites e madrugadas continuarão frias em todas as regiões. No interior, as mínimas variam de 7°C a 10°C; no litoral, 14°C; e, na capital, 8°C. Há possibilidade de recorde de frio nesta terça-feira, 13, e, na quarta-feira 14, com mínimas previstas de 6°C para a capital.
As temperaturas máximas começarão a subir gradualmente ao longo da semana. No interior, os termômetros podem chegar a 24°C, em São Carlos; em São José do Rio Preto, a 25°C; e, em Santos, no litoral e na capital, a 19°C. Não há previsão de chuva no centro-norte e parte do oeste paulista, e a umidade do ar voltará a níveis de atenção. Até a sexta-feira 16 as tardes ficarão mais quentes no Estado.
Nos próximos dias, regiões próximas a Minas Gerais poderão ter umidade relativa do ar abaixo de 20%. Na Grande São Paulo e em Campinas, a umidade ficará abaixo de 30%. Não há previsão de chuva durante a semana.
A Organização Mundial da Saúde destaca que índices de umidade inferiores a 60% são inadequados para a saúde humana, pois, além de ressecar as vias aéreas, a poluição agrava doenças respiratórias.
Frente fria atinge a Serra da Mantiqueira
Em Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, as mínimas variam de 2°C a 12°C e as máximas de 13°C a 22°C até sexta-feira, segundo a Climatempo. Há previsão de geada ao amanhecer na terça-feira e na quarta-feira.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas prevê um novo recorde de frio na cidade de São Paulo desta segunda-feira até esta terça-feira. Na madrugada desta terça-feira, a mínima prevista é de 6°C, com máxima de 16°C. A umidade do ar deve ficar entre 45% e 60%, respectivamente.
Apesar do afastamento da frente fria, a massa de ar frio e seco de origem polar manterá o tempo estável e sem chuvas nos próximos dias. O frio persistirá até sexta-feira, quando as temperaturas começarão a subir gradualmente.