O ar polar que acompanhou a última frente fria derrubou as temperaturas em diversos Estados do Centro-Sul do Brasil. Entretanto, a previsão do tempo divulgada pela empresa de meteorologia Climatempo, nesta sexta-feira, 12, mostrou uma diminuição do frio a partir do início da próxima semana.
Com o afastamento gradual do centro deste ar mais frio do Brasil, previsto para este domingo, 14, as temperaturas começarão a subir novamente, sem a intensidade de frio recente.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo a Climatempo, a massa de ar frio, que atinge grande parte do Brasil, perderá força neste fim de semana. A tendência deve continuar até este domingo, quando a massa de ar frio deve se dissipar na maior parte da Região Sudeste.
A atuação da massa será restrita ao sul e leste do Estado de São Paulo e ao litoral sul do Rio de Janeiro. A mudança deve trazer alívio para a população, que enfrentou uma queda significativa nas temperaturas nos últimos dias.
Leia também:
Os efeitos mais fortes desta massa de ar polar serão sentidos até domingo. A faixa oeste e sul de Mato Grosso do Sul, o oeste do Paraná, o oeste de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul sentirão o frio mais intenso.
Frente fria mantem temperaturas baixas
Nessas regiões, as temperaturas mínimas devem ficar entre 5ºC e 7ºC abaixo das médias históricas para julho. A partir do litoral do Rio de Janeiro até o extremo sul do Rio Grande do Sul, a queda nas temperaturas será menos acentuada. Os termômetros devem variar de 3ºC e 5ºC, nos próximos dias.
De forma geral, a queda nas temperaturas deve persistir ao longo do fim de semana. No entanto, a boa notícia é que essa condição durará menos do que o previsto inicialmente. O fenômeno vai permitir um rápido retorno às temperaturas mais típicas para esta época do ano em muitas partes do Brasil.
A Climatempo destacou que este foi um dos primeiros episódios de frio de inverno significativo, com temperaturas abaixo de 0ºC em várias regiões do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mesmo assim, a tendência é que julho termine com temperaturas acima da média em grande parte do Brasil.