O avanço de uma frente fria e a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera vão provocar fortes pancadas de chuva no Brasil ao longo desta quinta-feira, 12, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
A chuva mais intensa e volumosa, com alto potencial para transtornos, deve ficar concentrada sobre Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. Também podem ocorrer temporais na região de Manaus e no oeste do Pará.
Nessas áreas, os acumulados podem chegar a 100 milímetros (mm) e também podem ocorrer fortes rajadas de vento, entre 60 km/h e 100 km/h.
Leia também: “Natal pode ser marcado por frente fria; confira a previsão do tempo por região do Brasil”
Segundo o Inmet, também deve chover com moderada a forte intensidade, principalmente a partir da tarde, nas demais áreas do Amazonas e do Pará, em Rondônia, no Maranhão, no Tocantins, no Amapá, no sul da Bahia e no norte dos Estados de São Paulo, do Rio de Janeiro e de Mato Grosso do Sul.
Frente fria não deve impactar capitais do Sul nem do Nordeste
Na Região Sul e nas capitais São Paulo, Campo Grande e Rio de Janeiro, o sol aparece forte ao longo do dia e não há previsão de chuva.
Leia também: “Formação de ciclone e frente fria deixam o tempo instável em parte do Brasil”
O tempo também fica firme e faz calor em várias áreas do Nordeste, inclusive em Salvador, Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, Fortaleza e Teresina.
É a clássica história do menino que grita “lobo”. As previsões meteorológicas agora têm que ser alarmistas para chamar a atenção. Nem acredito mais.