A passagem de uma frente fria vai provocar instabilidades na Região Sul do país. Nesta sexta-feira, 26, e no sábado 27, os temporais vão atingir partes do Rio Grande do Sul e do extremo sul de Santa Catarina. Os dados são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A chuva surge em meio às áreas de instabilidade que se formam em razão do aumento das temperaturas e da umidade. Para o Estado gaúcho, são previstos volumes de chuva entre 50 milímetros e 100 milímetros por dia. Em em áreas do sul do Estado, o volume pode superar os 100 mm/dia.
Leia também: “São Paulo e outras regiões enfrentam calor fora de época; veja a previsão do tempo”
Até o fim de sábado, a passagem de uma frente fria vai intensificar ainda mais a instabilidade e provocar chuva forte na maior parte do Rio Grande do Sul. As rajadas de vento podem passar dos 70 km/h, com possibilidade de queda de granizo de forma isolada.
A persistência dessa instabilidade, de hoje até 2 de maio, pode acumular volumes de chuva acima dos 200 mm/dia, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento nesses dois Estados.
Frente fria atinge Região Sul até virar o início de maio
De acordo com o Inmet, essa situação ocorre pelo aumento do calor na tarde de sábado, que afeta o norte do Rio Grande do Sul em direção ao Paraná. As temperaturas, por sua vez, entram em declínio no fim do sábado e no decorrer do domingo 28, no Estado gaúcho e no sul de Santa Catarina.
Ainda no domingo, a frente fria permanece semi-estacionária no norte do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina.
Saiba mais: “Nova frente fria vai levar vento e chuva à Grande São Paulo”
Entre 29 de abril e 1° de maio, uma área de baixa pressão atmosférica deve favorecer a formação de novas áreas de instabilidade. Essa condição intensifica a chuva com volumes significativos mais abrangentes em parte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
A previsão surge em virtude do amplo bloqueio atmosférico que vai se desenvolver entre os Estados de Mato Grosso do Sul (Região Centro-Oeste do Brasil) e São Paulo (Região Sudeste do país).
Leia mais: “Frente fria vai provocar tempestades e geadas em parte do Brasil”
Já no fim da próxima quarta-feira, 1°, e ao longo de 2 de maio, uma massa de ar frio entra pelo Rio Grande do Sul e desloca lentamente a frente fria até Santa Catarina e o sul do Paraná, que também podem registrar temporais.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste