Depois de uma semana de intensa onda de calor, várias regiões do Brasil se preparam para a chegada de uma frente fria, acompanhada de pancadas de chuva, a partir desta segunda-feira, 16.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Segundo o site Climatempo, essa mudança no clima deve aumentar a umidade do ar, em ação que afeta desde o leste e litoral de São Paulo até o extremo sul de Minas Gerais.
No leste do Paraná e de Santa Catarina, ventos fortes podem provocar chuvas intensas, conforme informado pela agência de meteorologia.
Para a Região Sul, a previsão indica frio e chuva com a chegada da nova frente fria, especialmente em Santa Catarina e Paraná, onde o volume de chuva no litoral é preocupante.
A frente fria em cidades
Em Florianópolis, a máxima deve alcançar 23°C, com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já para Curitiba, a máxima prevista desta segunda-feira, 16, é de 13°C, mas a temperatura deve subir até o fim da semana.
Em Porto Alegre, a temperatura deve chegar a 23°C, com probabilidade de chuvas isoladas. Há, ainda, um alerta para temporais e ventos acima de 91 km/h no litoral paranaense.
Frente fria leva chuvas ao Sudeste
No Sudeste, há a previsão de chuva para o centro-leste de São Paulo, extremo sul de Minas Gerais e sul do Rio de Janeiro. Há, também, risco de temporais no litoral sul paulista.
Em São Paulo, as temperaturas devem permanecer baixas até quarta-feira, 18, com previsão de pancadas de chuva isoladas a partir de quinta-feira, 19, e máxima de 29°C.
Leia também: “O Brasil está pegando fogo”, reportagem de Anderson Scardoelli publicada na Edição 224 da Revista Oeste
No Rio de Janeiro, há previsão de chuvas fortes entre a tarde e a noite desta segunda-feira. A máxima para a semana é de 34°C.
Em Belo Horizonte e Vitória, o tempo será firme e quente, com algumas pancadas isoladas no sul de Minas e norte do Espírito Santo.
Centro-Oeste
Para a Região Centro-Oeste, a previsão é de aumento de nuvens no oeste, centro e leste do Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, há probabilidade de chuva, com tempo abafado e máxima de 39°C.
Em Cuiabá, não há previsão de chuva e a máxima pode chegar a 43°C durante a semana. Goiás começa a semana com tempo firme e seco, e o Distrito Federal segue em alerta para umidade entre 12% e 20%.
Tempo firme no Nordeste
No Nordeste, o tempo firme e as altas temperaturas persistem no interior, sertão e agreste. Hoje, o ar permanece seco, com alerta para baixos índices de umidade.
Na costa leste, o dia será ensolarado com pancadas de chuva rápidas e isoladas no litoral sul da Bahia, Maceió, Recife e João Pessoa. As temperaturas máximas na região devem atingir 30°C durante a semana.
Instabilidade no Norte
A Região Norte terá tempo instável nos próximos dias, com risco de chuvas fortes no Acre, Rondônia e Amazonas. Em Roraima, Amapá, Pará e Tocantins, o tempo firme deve prevalecer, com máximas entre 35°C e 40°C.
Para esta segunda-feira, 16, há previsão de sol, com atenção especial ao sul do Pará e Tocantins, locais onde a umidade do ar deve atingir níveis de alerta.
Leia também: “Imprimindo cidades”, reportagem de Dagomir Marquezi publicada na Edição 230 da Revista Oeste