Uma nova frente fria deve atingir as regiões Sul e Sudeste do país nesta semana. O fenômeno climático deverá derrubar as temperaturas na virada de julho para agosto.
De acordo com a empresa de meteorologia Meteored, o frio mais intenso será sentido principalmente nos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Além disso, a frente fria se fará presente em partes consideráveis do Paraná e de São Paulo.
Conforme a previsão do tempo, as temperaturas máximas nessas áreas não devem passar dos 20°C. As mínimas podem ficar abaixo dos 10°C a partir desta terça-feira, 30. Tal condição deverá se manter até o próximo sábado, 3.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
De acordo com a Meteored, os termômetros devem ficar ainda mais próximos de 0°C em partes do Sul. Na madrugada desta terça-feira, por exemplo, quatro municípios gaúchos vão encarar o frio de 4ºC:
- Faxinal Preto;
- Santo Inácio;
- São José dos Ausentes; e
- Silveira.
A mesma temperatura, a saber, deve figurar nos termômetros de São Joaquim, na Serra Catarinense.
Frente fria, ventania e ciclones
A frente fria e, consequentemente, a queda na temperatura se devem a uma mudança no padrão de circulação de ventos ao redor do continente antártico.
Leia mais:
As próximas semanas serão, de acordo com a previsão do tempo, marcadas pelo enfraquecimento desses ventos. Isso deve favorecer a passagem de ciclones e novas frentes frias no Centro-Sul do Brasil.
Conforme a Meteored, a nova onda de frio não deve alcançar outras áreas, como o Centro-Oeste. O norte da Região Sudeste também irá contar com a manutenção do calor no decorrer dos próximos dias.
Leia também: “Mudanças climáticas — O alarde continua”, artigo de Ricardo Felício publicado no site da Revista Oeste
Revista Oeste, com informações da Agência Estado e do jornal O Estado de S. Paulo