A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira, 6, para discutir as prioridades dos municípios durante o seu governo.
Depois da reunião, o presidente da entidade e prefeito de Aracaju (SE), Edvaldo Nogueira (PDT), fez um balanço e avaliou o encontro como “muito positivo”. Além de Nogueira, outros prefeitos participaram da conversa.
O presidente da FNP apresentou a Lula as pautas prioritárias para os municípios. A mais lembrada foi a reforma tributária. O pedetista afirmou que deve haver uma “participação incisiva” dos prefeitos nas tomadas de decisões, para que os municípios não fiquem isolados.
O combate à fome, o transporte coletivo nos municípios e as medidas para tentar zerar a fila do Sistema Único de Saúde (SUS) também foram lembrados pela FNP.
Nogueira falou ainda da criação de um conselho de federações do governo federal com representantes das entidades municipalistas. O órgão seria integrado por seis ministros do governo, dois representantes da FNP, dois da Confederação Nacional de Municípios (CNM) e dois da Associação Brasileira de Municípios (ABM).
Lula confirmou presença nas duas próximas reuniões da Frente Nacional de Prefeitos. A primeira será realizada em 14 de março, e o segundo encontro com prefeitos das capitais não possui data definida. Além do petista, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e da Casa Civil, Rui Costa, também se comprometeram com os eventos da FNP.
No sábado 4, Padilha disse que o presidente receberá os prefeitos de capitais até 15 de março. “Agora, no mês de março, vamos conversar com os municípios. O presidente Lula vai receber de 13 a 15 de março os prefeitos de capitais e grandes cidades, e, no fim do mês, vai receber os pequenos municípios”, afirmou.