Na terça-feira 14, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o gabarito oficial do Enem 2023. O caderno de questões também foi disponibilizado para consulta. Os documentos estão disponíveis no site do Inep, na seção “Provas e Gabaritos”.
O candidato pode procurar a cor de sua prova, e consultar o gabarito dos dois dias da avaliação.
Antecipação da data para consulta
No domingo 12, o ministro da Educação Camilo Santana e o presidente do Inep Manuel Palacios anunciaram a antecipação da data para consulta do resultado do Enem. De acordo com o edital da prova, o resultado só seria liberado no dia 24 de novembro, porém a consulta foi disponibilizada logo depois do segundo dia de aplicação do Enem.
As notas
No entanto, as notas do Enem só serão divulgadas no dia 16 de janeiro de 2024. Os interessados devem acessar a Página do Participante.
Confira o calendário
Pedido para reaplicação: entre 13 e 17 de novembro;
Gabarito oficial: 14 de novembro, às 19h;
Prova de reaplicação: 12 e 13 de dezembro
Divulgação das notas: 16 de janeiro de 2024.
Como solicitar a reaplicação do Enem 2023?
Na Página do Participante, o Inep vai disponibilizar uma aba específica àqueles que tenham interesse na nova aplicação do exame. Eles devem submeter seus pedidos de reaplicação entre hoje, 15, e sexta-feira 17 de novembro. Os organizadores da prova vão analisar os pedidos de reaplicação.
Perdi o Enem 2023. Posso ser prejudicado?
Os casos que não estejam previstos no edital não têm direito à reaplicação. Aqueles candidatos que tenham recebido isenção têm de apresentar justificativa para a falta.
“O participante que obtiver a isenção da taxa de inscrição do Enem 2023 e não comparecer às provas nos dias de aplicação deverá justificar sua ausência no sistema de isenção do Enem 2024, se desejar solicitar nova isenção para o Exame. A justificativa deverá ser realizada mediante regras estabelecidas no edital do Enem 2024”, explica o edital do exame.