A juíza Gabriela Hardt, da 13ª Vara Federal de Curitiba, suspendeu os processos contra o advogado Rodrigo Tacla Duran. Ela atendeu a uma determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli. A magistrada mandou que cópias das duas ações da Operação Lava Jato sejam enviadas ao STF. Com a decisão, ela atendeu a uma determinação de Toffoli, que herdou a relatoria dos processos do ministro Ricardo Lewandowski após a aposentadoria dele, em abril.
Nessa decisão, que consta em despacho de terça-feira 23, Toffoli disse que ordens anteriores de Lewandowski determinando as suspensões não estavam sendo respeitadas.
Hardt assumiu provisoriamente os casos da Lava Jato nesta semana com o afastamento do juiz Eduardo Appio, por ordem da segunda instância. O magistrado é investigado por causa de telefonema atribuído a ele feito ao filho do ex-relator da operação, no qual teria fingido ser um funcionário da Justiça.
As acusações contra Tacla Duran na Lava Jato
Tacla Duran trabalhou para a Odebrecht entre 2011 e 2016, e foi acusado na Operação Lava Jato de movimentar R$ 95 milhões para a empreiteira e lavar ao menos R$ 50 milhões por meio de suas empresas.
Desde 2017, ele tem feito acusações contra o ex-juiz e atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e o ex-procurador e deputado federal cassado Deltan Dallagnol (Podemos-PR) no que teria sido um caso de extorsão.
Por citar o nome de Moro e Deltan, o caso foi enviado ao Supremo em março passado. Moro e Deltan sempre negaram as acusações e têm dito que o caso já foi investigado anteriormente e arquivado por falta de provas.
O STF continua agindo de forma arbitrária e ilegal.
Agora eu entendi porque ela quer se afastar desse processo. Tá coberta de razão…Lamentável. Deus proteja nosso país!
O STF está definitivamente quebrando a espinha dorsal de Curitiba.
Se é para ficar fazendo esse papel de serviçal do STF, por que aceitou reassumir esse caso? Ela teria outra opção?
Paulo, pelo que sei, institucionalmente falando, ela não tem opção…
Bandido tem toda a proteção da turma do rabo preso, caso contrário fica perigoso.
É por isso que ela já esta fazendo concurso interno para a sua transferência para outra vara, pois ela sabe que não vai conseguir fazer nada de correto como juíza da lava jato a não ser obedecer ordens de Brasília.
sim, com certeza é isso! Agora entendi…