O tenente-brigadeiro do ar Walcyr Josué de Castilho Araújo, chefe de Assuntos Estratégicos do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, vai representar o Brasil na Conferência do Desarmamento da Organização das Nações Unidas (ONU). O evento ocorrerá de 13 a 17 de junho e terá a participação de militares de 63 países.
O principal objetivo da conferência é conter a disseminação de armas de destruição em massa e reduzir o armamento convencional de longo alcance. As armas nucleares voltaram a ter destaque no noticiário internacional depois da invasão da Ucrânia pela Rússia.
Em março, na mais recente reunião sobre desarmamento na ONU, o representante brasileiro disse que é necessário “reduzir os riscos derivados de outras armas de destruição em massa” e as consequências do “impacto maciço da tecnologia moderna em sistemas de armas”. “Nosso objetivo final é reduzir as tensões, conter a desenfreada corrida armamentista e reduzir os arsenais”, afirmou o embaixador Flávio Damico. “Para isso, precisamos contar com um mecanismo de desarmamento das Nações Unidas.”
A crítica da Noruega na ONU
Também na reunião de março, a ministra das Relações Exteriores da Noruega, Anniken Huitfeldt, criticou os países que contribuíram para a disseminação da armas nucleares. “No fim da Guerra Fria, a Ucrânia tinha o terceiro maior arsenal nuclear do mundo”, disse. “O país desistiu voluntariamente deles, em troca de garantias de segurança das potências nucleares, inclusive da Rússia, que quebrou essas garantias no ano passado ao invadir a Ucrânia.”
Nosso país é igual comparar um bodoque a um míssil.
O que ele irá fazer lá ?
O melancia covarde, inútil e sem vergonha vai fazer turismo pago pelo povo. Agora é a farra do turismo dos servidores federais.
Vai fazer o que lá ? As sarjetas são todas muito bem cuidadas já. Não precisa de pintor
O Brasil do Lula vai mandar um representante milico falar sobre desarmamento mundial. Cá entre nós, o que o Brasil pode abrir o bico sobre esse assunto? O que as nossas “forças armadas” de brochas e baldes de tinta branca, que só sabem ficar encolhidos em quarteis sem saber o que acontece do lado de fora de seus muros, vai falar sobre desarmamento? Um país que abdicou do direito de se defender em troca de nada? Já sei: “façam como nós, abram mão das armas nucleares, como fizemos a população brasileira abrir mão de seu direito de defesa. Somos todos da paz. Deixem que o papai Lula toma conta de tudo. Na mesa, tomando uma cervejinha ele resolve qualquer coisa que possa acontecer”.
as frouxas cagadas do Brasil vai passar vergonha e envergonha nosso pais de novo como se as potecias mundias vao dar ouvidos pra nois que nem exercito temos vai ver que numa mesa de bar com uma cachaça se resolva todos conflitos da terra esse portas avioes vao derreter pra fazer pregos
Mais gastança pra nada. Bando de inúteis
Imagino a importância que darão a fala dele.