Rodrigo Garcia (PSDB), governador do Estado de São Paulo, anunciou na segunda-feira 25 a troca dos comandos da Polícia Civil e da Polícia Militar (PM). Em comunicado no Twitter, Garcia disse que a mudança é uma tentativa de combater o crime.
O novo comandante da PM é o coronel Ronaldo Miguel Vieira, que estava à frente do Batalhão de Choque. Vieira já foi delegado de polícia na capital paulista e liderou eventos como a visita do Papa Bento 16, em 2007, e a Copa do Mundo de 2014. Vieira assume no lugar do coronel Fernando Alencar Medeiros, que estava no comando da PM desde 2020.
Já na Polícia Civil, o novo delegado-geral é Osvaldo Nico Gonçalves, que dirigia o Departamento de Operações Policiais Estratégicas. Gonçalves participou de várias operações de impacto. E prendeu algumas pessoas famosas: o jogador argentino Desábato, durante um jogo no Morumbi, em 2005, por chamar o jogador Grafite, do São Paulo, de macaco; o ex-médico Roger Abdelmassih, condenado por abusar sexualmente de pacientes sedadas, em 2014; e o ex-médico Farah Jorge Farah, condenado por matar e esquartejar uma paciente, em 2017.
Gonçalves assume a posição no lugar do delegado Ruy Ferraz, que estava na chefia da Polícia Civil desde 2019.
Criminalidade
O anúncio do governador aconteceu no mesmo dia em que a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP) atualizou os índices oficiais de criminalidade do último trimestre. Nesse período, São Paulo registrou pouco mais de 132 mil furtos, um aumento de pouco mais de 28%, em comparação com 2021.
O governador prometeu anunciar, na semana que vem, novas medidas para a segurança pública de SP.
Tira essas câmeras que o índice abaixa novamente.
Há, em SP pode…….. e porque na Polícia Federal fizeram aquele estardalhaço quando o Presidente em suas atribuições substituiu???????????
O Calça Apertada e o substituto Rodrigo Garcia querem por a culpa de sua incompetência e abandono da segurança pública nos comandantes das polícias civil e militar. Daí a substituição na altura do campeonato. Será que o Doria/Rodrigo Garcia vai voltar a falar que lugar de bandido é na prisão ou no cemitério ?
Provavelmente será mais um puxa saco de tucanos demagogo que caga em cima dos Praças e só sabe privilegiar oficial que fica atrás da mesa com o ** na mão, como diria o Renato Russo.
Lamentável que ainda vivamos nesse sistema nefasto criado por este partido maldito.
Tarde demais para fazer algo útil, a legislação penal imposta pelos governos do PSDB e PT só servem mesmo para limpar o rabo
Deixa para a dupla Tarcísio/Bolsonaro mais um congresso de direita que vamos eleger para 2023.
Todo governante que não tem uma politica séria de combate a violência usa desse meio para jogar uma cortina de fumaça sobre o problema da violência.
A violência se combate com medidas de inclusão social e combate real se criminosos. Leis nos temos só falta uma vontade política e judiciária de cumpri-las.
Aonde o Estado não se faz sentir sua presença os criminosos tamam conta do espaço.
Agora , proximo as eleições ? Mais uma tentativa de enganar o povo.