O Ministério da Gestão e Inovação deve publicar, na terça-feira 18, uma portaria com as regras para permitir ponto facultativo para servidores públicos federais em dias de jogos da Seleção Brasileira feminina na Copa do Mundo de Futebol. O torneio, que vai ser disputado na Austrália e na Nova Zelândia, terá início nesta semana.
A ministra do Esporte, Ana Moser, diz que o servidores públicos podem se ausentar no horário dos jogos. De acordo com ela, os funcionários públicos terão de retornar ao trabalho até duas horas depois do fim da partida da Seleção Brasileira.
A previsão é que o expediente comece às 11 horas nos dias em que os jogos do Brasil forem às 7h30. E meio-dia nos dias em que as partidas começarem às 8 horas. A compensação das horas não trabalhadas vai ocorrer até o dia 29 de dezembro.
O torneio ocorre entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. No entanto, a estreia da Seleção Brasileira feminina acontece no próximo dia 24, contra o Panamá. A equipe, comandada pela treinadora sueca Pia Sundhage, está no grupo F, que conta ainda com França e Jamaica.
Decisões estaduais e municipais
O governo do Maranhão decretou ponto facultativo nos órgãos públicos estaduais durante os jogos da Seleção. A Câmara de Natal, capital do Rio Grande do Norte, também aprovou a medida.
O ponto facultativo em dias de jogos é uma medida tradicionalmente adotada na Copa do Mundo masculina.
Copa do Mundo feminina
A Copa do Mundo feminina de futebol 2023 vai ser a nona edição a ser disputada. O torneio, que começou em 1991, conta com 32 seleções e tem os Estados Unidos como os maiores campeões, com três troféus conquistados.
Apesar de contar com a genialidade de Marta (maior artilheira da competição, com 17 gols), o Brasil ainda não conquistou o mundial feminino.
Leia também: “Lula dá ponto facultativo a servidores em jogos da seleção na Copa feminina”
Demagogia pura.
DAQUI A POUCO VAI TER PONTO FACULTATIVO PARA PARTIDAS DE CUSPE À DISTÂNCIA…
Absurdo!!!
Governinho fazedor de média. Só ingênuos caem no populismo e demagogias desse governeco.