O Governo Federal lançou nesta quinta-feira, 7, uma plataforma de marketplace em que vai vender bens de devedores da União, como imóveis penhorados em execuções fiscais ou oferecidos em acordos administrativos. A iniciativa vai ser administrada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).
A plataforma batizada de Comprei vai disponibilizar inicialmente apenas casos que envolvem imóveis. Segundo a Fazenda Nacional, existem hoje 8.430 bens deste gênero no acervo, dos quais 223 com valor acima de R$ 30 milhões.
A expectativa, no entanto, é que a plataforma vá além dos imóveis em breve, com previsão de oferta de veículos terrestres, aviões e obras de arte.
O Comprei irá propor negócios para equalização da dívida, em respeito à integridade patrimonial do devedor. Caso não haja solução, os bens serão oferecidos na plataforma em anúncios feitos por corretores ou leiloeiros credenciados junto ao poder público.
Pelas normas estabelecidas, os vendedores podem expandir o alcance da oferta para outros meios de comunicação, como sites especializados ou mídias sociais. Qualquer cidadão vai poder oferecer uma proposta de compra de bens, inclusive com parcelamento.
Para acessar a plataforma basta fazer um cadastro no site gov.br, o portal de autenticação do governo federal.
Esse é o governo jamais visto no Brasil.