O governo do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Terras (Itesp), publicou nesta terça-feira, 26, uma portaria que retira o nome de Che Guevara de um assentamento do MST. Localizado em Mirante, o espaço ganhou oficialmente o nome de Irmã Dulce, em homenagem à religiosa que recebeu indicação ao Prêmio Nobel da Paz.
Esse assentamento é o símbolo da primeira invasão pelo MST no Pontal do Paranapanema. O terreno está nas mãos do grupo desde setembro de 1991.
+ Leia mais notícias do Brasil no site da Revista Oeste
Alvo de invasões do movimento esquerdista, a região é uma das prioridades no governo de Tarcísio de Freitas nas ações de regularização fundiária.
MST estuda medidas jurídicas
Ao jornal O Globo, o coordenador nacional do MST, João Paulo Rodrigues, disse que foi pego de surpresa com a medida. Ele chamou a mudança na nomenclatura de “autoritária”, pois, segundo ele, o governo não ouviu previamente as famílias que vivem no local.
+ Tereza Cristina: ‘O MST está atrasado em sua mentalidade’
Rodrigues informou que o movimento está “estudando medidas jurídicas” sobre o caso e que vai tomar “todas as medidas possíveis”.
“Vamos preparar um documento oficial com as assinaturas de todas as famílias que moram no assentamento e fazer um pedido oficial ao Itesp, à Secretaria de Agricultura e ao secretário de Governo, Gilberto Kassab”, afirmou.
O diretor-executivo do instituto, Lucas Bressanin, disse que a alteração no nome ocorreu porque Dulce “dedicou sua vida a obras de caridade, trabalhos sociais e assistência aos mais necessitados”
+ Deputado militante do MST cobra Lula e ameaça: invasões podem voltar
Colocar o nome de uma santa num assentamento de um grupo que promove terror no campo… Triste.
Vão morar em Cuba seus malditos esquerdistas vagabundos e bandidos. Ladrões de terras alheias.
Parabéns a Tarcísio Che era um assassino frio.
Mas o assentamento permanece.
Tiraram apenas o sofá da sala.
Poderíamos homenagear a esquerda e colocar o nome “Celso Daniel” ou “Toninho do PT”, mas são “heróis” que eles não querem lembrar.
Ficaram bravos. Gostariam de manter o nome do comunista assassino de muitos, incluindo alguns dos seus próprios jagunços. Será que esse tal de che não cometeu atentado violento ao estado democrático de direito?
PARABÉNS TARCÍSIO!!!!!!
Seria bacana se alguém invadisse a invasão, né não? Eu ia rir muito!
Dá-lhe Tarcísio…!