A Polícia Federal (PF) informou nesta quarta-feira, 12, que instaurou inquérito para investigar possíveis irregularidades no leilão de arroz importado realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A investigação foi iniciada após a PF receber um ofício da presidência da Conab no qual órgão solicita a apuração do processo licitatório.
+ Leia mais notícias de Brasil em Oeste
Na última terça-feira, 11, o presidente da Conab, Edegar Pretto, informou que o governo Lula (PT) decidiu anular o leilão público, responsável por comprar 263 mil toneladas de arroz, após suspeitas de irregularidades.
Pretto destacou que a decisão foi tomada em razão das denúncias de que empresas sem histórico no mercado de cereais venceram a disputa.
Nova licitação em breve
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, afirmou nesta quarta-feira, 12, que em até dez dias o governo já terá um edital novo para um novo leilão de importação de arroz. “Estamos trabalhando para garantir a transparência e a regularidade do processo”, disse o ministro.
Leia também: “‘Governo Lula ignorou produtores’, diz presidente da Federarroz“
A Controladoria-Geral da União (CGU) também abriu uma investigação para apurar as suspeitas de irregularidades no leilão. As investigações da PF e da CGU permanecem em sigilo.
Ministros de Lula devem explicar possível fraude
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou, nesta quarta-feira, 12, convites aos ministros Fernando Haddad (Fazenda), Carlos Fávaro (Agricultura) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) para explicar as suspeitas de fraudes no leilão de arroz realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O leilão, que arrematou o cereal de quatro empresas por R$ 1,3 bilhão, foi anulado na terça-feira 11 pelo governo Lula, em virtude da desconfiança sobre a capacidade de as empresas vencedoras entregarem o produto.
Nao vsi dar em nada. Lila quer o arroz para depistribuir bem barato e ganhar eleicoes para prefeituras. Com o baixo QI do brasileiro, ele engole o arroz e o engodo.
O Arrozgate é mais um escândalo desse desgoverno PTralha.
Passou da hora da PF trabalhar em investigações onde é sabido e escancarado que existe crime ….e não ficar só em hipotéticos delírios tirânicos do Alexandre de Moraes