O Ministério da Justiça e Segurança Pública notificou na última quinta-feira, 28, o McDonald’s a esclarecer num prazo de dez dias se o sanduíche McPicanha é produzido com picanha, como divulgou a empresa em campanhas publicitárias. A suposta falta da carne bovina gerou reclamações de consumidores e envolveu a Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no caso.
“O Ministério preza pela justiça e segurança do brasileiro em todos os âmbitos, inclusive no direito do consumidor”, disse o ministro Anderson Torres, em nota.
O #MJSP, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON), notificou empresa de fast food após consumidores reclamarem que o produto não tem o ingrediente conforme anunciado. A empresa tem o prazo de 10 dias para enviar esclarecimentos. ▶️ https://t.co/xwcW01ZL42 pic.twitter.com/R2Y6d3qwCo
— Ministério da Justiça e Segurança Pública (@JusticaGovBR) April 28, 2022
A nova linha de hambúrgueres que tem incluído o McPicanha entrou no cardápio da rede no começo de abril. Para o lançamento, a empresa realizou campanha ressaltando o corte nobre da carne. A forma de divulgação é o principal ponto levantado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que analisa se o caso pode induzir os consumidores ao erro.
O McDonald’s deve esclarecer se o produto tem picanha em sua composição, a porcentagem e se ocorreu alteração no porcentual do corte depois da divulgação da linha de hambúrgueres.
“Na ausência, sendo o produto apenas ‘saborizado’, a empresa deve informar os ingredientes envolvidos na composição do hambúrguer e se de alguma forma o consumidor foi informado da falta de picanha”, explicou o Ministério da Justiça.
Se o McDonald’s não oferecer esclarecimentos no prazo estabelecido, a Senacom pode abrir um processo administrativo contra a rede de fast food.
“Caso seja comprovada a falta de transparência com o consumidor, existe a possibilidade de apreensão, suspensão e proibição do produto, multa ou até mesmo a cassação da licença do estabelecimento”, indicou o comunicado do governo.
Sério que alguém acreditou que teria “picanha” em sanduíche de MacDonald’s ??? Precisa ser em lanchonetes gourmet para comer hamburguer de carnes nobres, principalmente se estiver em São Paulo…. Desconfio dos hamburguers de carnes comuns, que dirá de picanha.
Certamente vão alegar que o tal sandubinha de picanha, tem sim, a banha da picanha!
Como eu não consumo essas porcarias, para mim, tanto faz. Se não tem picanha, reclame junto ao Procon ou à saúde pública do município, o que tem o MJSP a ver com isso? Falta do que fazer?
O que eu sei é que esses gringos são um bando de f.d.p., devem estar misturando carne de soja do Bill Gates com outro tipo qualquer de carne de gado apenas para dar um certo sabor.