A Secretaria de Comunicação Social do governo federal emitiu nota em defesa de Luiz Inácio Lula da Silva depois de o presidente comparar as ações militares de Israel na Faixa de Gaza com o Holocausto. Segundo a Secom, o mandatário petista se opôs “diversas vezes” ao ataque do grupo palestino e “sempre condenou atos terroristas do Hamas”,
A nota da Secom afirma que o mandatário do Executivo “condenou os atos de 7 de outubro” desde o ocorrido em Israel.
+ Leia mais notícias do Brasil em Oeste
Usando suas redes sociais, o ministro Paulo Pimenta (PT-RS) também defendeu Lula ao tentar amenizar a fala do presidente: “A comunidade internacional não pode calar diante do massacre de um povo, que não pode sofrer um extermínio pelos crimes cometidos por um grupo que deve ser punido pelo que fez”, escreveu o chefe da Secom.
Pimenta acrescentou que as falas de Lula “sempre foram pela paz e para fortalecer o sentimento de solidariedade entre os povos”.
Em publicação no Twitter/X, Pimenta acusou o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, de divulgar “uma fake news“.
Itamaraty opta pelo silêncio
Por outro lado, o Itamaraty optou pelo silêncio para não escalar a crise diplomática gerada por Lula.
Leia também: “Federação Israelita repudia fala de Lula que comparou ataques de Israel ao Holcausto”
Segundo o Globo, o Ministério das Relações Exteriores está aguardando o embaixador brasileiro em Tel-Aviv, Frederico Meyer, se apresentar formalmente na chancelaria de Israel para se pronunciar oficialmente, o que deverá acontecer nesta segunda-feira, 19.
Ainda de acordo com uma fonte do jornal, o Itamaraty espera que o “assunto se esfrie com o passar dos dias” e que o governo israelense não vá além da convocação do embaixador brasileiro.
Governo Lula já convocou a diplomacia israelense três vezes para se explicar contra criticas ao presidente
A fonte do Globo ressaltou que, desde o início da guerra contra os terroristas do Hamas, o Itamaraty já convocou a diplomacia israelense três vezes para dar explicações sobre críticas ao governo Lula.
Leia também: “Lula agiu como ‘o mais virulento antissemita’, diz Benjamin Netanyahu”
Uma dessas ocasiões foi em outubro de 2023, quando o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, foi convocado para falar sobre as críticas que fez à atuação do governo brasileiro em relação à guerra entre Israel e o Hamas em reunião na Câmara dos Deputados com parlamentares da oposição.
O embaixador teria pedido apoio e chamado de “brandas” as manifestações de Lula sobre o conflito no Oriente Médio. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participou do encontro, desencadeando a “irritação no Palácio do Planalto”.
Queria ver a espinafração que o nosso embaixador em Israel vai levar.
Va sair de lá rastejando…
Lamentamos, mas a reprodução de conteúdo desta página não é permitida.
Muito bem! Acusar o Ministro de Defesa de espalhar “fake news” ajudará muito!!!
(Pelo menos tiramos o Bozo).
Que lástima, nossos “representantes” estão definitivamente no lado errado, mas o povo recuperará o país.
Condenou o Hamas e o terrorismo, mas faz doações ao grupo terrorista? É muita hipocrisia.
A petralhada apresenta ao mundo mais uma de suas atividades e funções: gentalha fétida que não presta.
Deve ser banido em muitos lugares, além de roubar o país e ser condenado fala besteira ….
Explica o inexplicável. Da cachaça para ele.
A especialidade do PT e sua gang é mentir…Eles NUNCA chamaram o hamas de terroristas…SEMPRE disseram que o grupo terrorista estava em uma luta legitima pelo seu território..
MENTEM MENTEM E MENTEM!!!
Agora o mundo inteiro está vendo o tipo de governo que nos foi colocado a força.
Israel tem que “macetar” esse desgoverno da vergonha mundial. Vai pra cima desses apoiadores de terroristas, Israel. O povo brasileiro está com o povo judeu.
O 9 é a besta que está no pentagrama vermelho, é a desgraça do país. Vai receber impeachment, junto com Pacheco.
Se é fake news, o Xandão vai mandar prender o primeiro ministro de Israel, Yoav Gallant?!?!
Governo além de defender terroristas é covarde, não assume o que diz e defende, Israel devia fechar a embaixada brasileira e, a exemplo dos terroristas disfarçados de funcionários da ONU, expulsa-los do país. E esse palhaço ainda acusa Israel de mentir, quando o velho babão presidente bananeiro está há meses defendendo os terroristas e condenando Israel.
E DO GOVERNO CABULOSO
Como sempre do lado errado da história. Temos vergonha do homem e do governo cabelos que se instalou no nosso Brasil. Sinto a obrigação de me desculpar perante o povo judeu! E como já disseram é persona non grata por mais da metade dos brasileiros!
Eu avisei já no último comentário, q a nota da secom seria pior q a fala do imbecil. Nesse desgoverno a burrice, a ignorância, e a desonestidade não soltam a mão. A propósito esse Paulo Pimenta além do dinheiro na cueca é o mesmo q escreve “bixo” em seu Twitter.
Mossad tem que pegar esses párias. Simples assim.
Esta no DNA então se pode esconder a índole dessa gente. Ficou bem claro o que o imbecil falou, se achando alguém de moral e importante. O mundo sabe quem ele é, o que fez, faz e com quem se identifica e segue.
esse desgoverno petista chega dar nojo em qualquer cidadão honrado !!
Essa Secom e esse ministro sao mentirosos e cretinos! Nunca condenaram efetivamente o massacre promovido pelo hamas e, o maximo que fizeram, foi plantar uvas em uma oliveira, no jardim da embaixada palestina!
O melhor de tudo é a “explicação” mentirosa vir de Paulo Pimenta, antissemita virulento, apoiadores do terrorismo de longa data.
O Itamarati tem a difícil missão de amenizar as falas de um presidente ignorante e que a cada manifestação sobre a guerra em Gaza deixa mais explícita sua posição antissemita. E essa missão fica impossível diante da incoerência de acusar Israel pelos ataques e apoiar sem véus os regimes totalitários e opressores como Cuba, Venezuela, Irã e Coreia do Norte.
e sobre a comparação com genocídio dos nazistas? Faltou explicar.
Paulo Pimenta um antissemita q todos sabem . A corja petista aprova as ações dos terroristas do Hamas.
O mundo está vendo quem realmente Lula é. Apoiador de terroristas, amigo de ditadores, cínico e mentiroso.
A máscara caiu está desmoralizado.