O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta terça-feira, 23, dois alertas vermelhos de chuvas intensas. O aviso tem grau de severidade de “grande perigo” e atinge parte dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.
+ Leia mais notícias sobre Brasil em Oeste
Os alertas de riscos de grande chuva tiveram início na manhã de terça-feira e vão até o fim da manhã desta quarta-feira, 24. No Nordeste, o aviso atinge o litoral sul da Bahia, começando na Região Metropolitana de Salvador e seguindo pelo centro sul baiano até a cidade de Porto Seguro.
Na Região Sudeste, dois Estados serão atingidos. Em São Paulo, o risco acontece no extremo nordeste do Estado, na região do Vale do Paraíba. Já no Rio, os temporais devem atingir todo o litoral sul, incluindo a região da capital fluminense, Niterói e baixadas.
Leia também: “Inmet emite alertas de tempestades em grande parte do país”
As regiões devem receber grandes volumes de chuvas, podendo atingir a marca de 60 mm/h e acima de 100 mm/dia. O Inmet alerta para o risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios. Os moradores de encostas devem ficar atentos, pois a terra úmida pode indicar situações de grande risco de deslizamento.
Inmet divulgou orientações para os moradores das regiões atingidas pelas chuvas:
- Desligue aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado; e
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos.
O alerta vermelho é o de maior grau de perigo emitido pelo instituto. Os moradores que tiverem dúvidas ou precisarem de ajuda por causa das chuvas devem entrar em contato com a Defesa Civil, por meio do 199, ou com o Corpo de Bombeiros, no número 193.
+ Leia mais notícias sobre a Previsão do Tempo em Oeste